Paraíba

João Pessoa define plano de vacinação contra Covid-19; profissional da Saúde será o primeiro a tomar imunizante

19/01/2021


Imagem ilustrativa - Coronavac

Portal WSCOM



Todos os detalhes prontos para o início da vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa nesta terça-feira (19) após a chegada do primeiro lote da vacina CoronaVac. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), assim que as doses forem repassadas o processo para imunizar os profissionais será iniciado imediatamente. A previsão é que um colaborador da linha de frente do Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga seja o primeira da rede municipal a ser imunizado.

A primeira dose da vacina da Coronavac será aplicada por volta das 8h desta terça-feira, na Secretaria de Saúde da Paraíba. Ainda não foi definido quem será.

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) alerta que existe um planejamento, como, por exemplo, a confecção de novos cartões de vacinação que serão usados no processo de imunização contra Covid-19. Outro detalhe é que não é necessário ter o Cartão SUS, bastando à pessoa que for receber a vacina apresentar um documento pessoal oficial.

“É importante acalmar a população para que não tenha desespero em emitir o Cartão SUS para tomar a vacina, uma vez que será possível receber a dose apresentando o CPF”, explicou a coordenadora do Cartão SUS em João Pessoa, Alana Aguiar.

O plano de vacinação da Prefeitura de João Pessoa se baseia no planejamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Governo Federal e tem a meta de vacinar 95% dos grupos prioritários. Este será desenvolvido em quatro etapas. Para evitar aglomeração, a SMS irá utilizar ginásios de esportes e o sistema driver thru.

Fases – Nesta primeira fase da vacinação contra a Covid serão imunizados trabalhadores da saúde que estão na linha de frente, idosos a partir de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, população indígenas aldeado em terras demarcadas e povos de comunidades ribeirinhas. A segunda fase são pessoas com 60 a 74 anos, na terceira quem tem comorbidades e na quarta trabalhadores de educação, força de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e presidiários.

Confira abaixo o resumo do plano:

GRUPOS ONDE DOCUMENTAÇÃO
Trabalhadores da saúde, idosos; população indígena; povos e comunidades tradicionais local de trabalho (rede hospitalar, UPA e Samu) Cartão do SUS ou CPF
Demais trabalhadores de saúde ginásios Cartão do SUS, CPF e documento que comprove sua função
Grupo prioritário ginásios Cartão do SUS, CPF e documentação que faz parte do grupo
Idosos acamados e domiciliados Residência – por agendamento
Drive thru locais a serem divulgados Cartão do SUS ou CPF

Fonte: Plano Municipal de Operacionalização contra Covid-19



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você