Paraíba

João Azevêdo confirma nomeação de Leonardo Quintans para Procuradoria-Geral de Justiça do MPPB


06/08/2025

Da redação/ Portal WSCOM

O governador João Azevêdo confirmou nesta quarta-feira (1º) a nomeação do 1º promotor de Justiça de Sapé, Leonardo Quintans Coutinho, nome mais votado da lista tríplice composta pela eleição interna do Ministério Público da Paraíba para Procurador-Geral de Justiça. O anúncio ocorreu durante solenidade do casarão dos azulejos, no Centro de João Pessoa. A expectativa é de que o novo procurador-geral seja empossado no dia 1º de setembro.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Leonardo Quintans Coutinho é natural de João Pessoa. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e especialista em Direito Público. Ele ingressou no serviço público em 2004, quando passou em concurso para o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Em 2007, também por concurso, ingressou nos quadros do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Sergipe, posteriormente foi removido para a Paraíba, onde permaneceu até 2011. Naquele ano, passou a exercer o cargo de Promotor de Justiça do Estado da Bahia, onde trabalhou nas cidades de João Dourado, Nova Soure, Jeremoabo e Feira de Santana.

Em 2013 ingressou nos quadros do Ministério Público da Paraíba (MPPB) após ser aprovado em 3° lugar no concurso da Instituição. Na Paraíba, Quintans passou pelas Promotorias de Sousa, Picuí e Alagoa Grande, onde hoje é titular. Exerceu os cargos de coordenador do Caop do Patrimônio Público, coordenador do Focco/PB e hoje exerce a função de secretário de Planejamento e Gestão da Instituição do MPPB.

Leonardo Quintans tem 44 anos e atua atualmente como 1º promotor de Justiça de Sapé e assessor técnico da Procuradoria-Geral de Justiça. Além da atuação como promotor, ocupou funções administrativas e participou de órgãos como:

  • Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público (coordenador, 2017–2019);
  • Secretaria de Planejamento e Gestão do MPPB (2019–2021);
  • Associação Paraibana do Ministério Público (presidente, 2021–2025);
  • Conamp (diretor regional);
  • Focco-PB (coordenador).


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.