Política

Janja reafirma fala a Xi Jinping e destaca luta contra violência sexual infantil


19/05/2025

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Redação/ Portal WSCOM

A primeira-dama Janja da Silva voltou a se manifestar sobre sua declaração feita ao presidente da China, Xi Jinping, durante a visita da comitiva presidencial ao país asiático, reforçando que continuará utilizando sua voz para defender o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Durante um evento realizado em Brasília, Janja confirmou que mencionou o TikTok na conversa com o presidente chinês, destacando que sua prioridade é proteger menores da exploração sexual: “Não há protocolo que me faça calar se eu tiver uma oportunidade de falar sobre isso com qualquer pessoa que seja, do maior grau ao menor grau, do mais alto nível a qualquer cidadão comum”, afirmou.

A fala gerou repercussão e teria causado desconforto no Palácio do Planalto, inclusive irritando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ainda assim, Janja reafirmou seu compromisso com a causa: “A minha voz vocês podem ter certeza que vai ser usada para isso [combate à violência sexual contra menores]. E foi para isso que ela foi usada na semana passada quando eu me dirigi ao presidente [chinês] Xi Jinping após a fala do meu marido sobre uma rede social”, explicou.

Além de reforçar a urgência do tema, a primeira-dama defendeu a regulamentação das plataformas digitais, chamando atenção para os riscos enfrentados principalmente por mulheres e crianças. “Por mais que algumas pessoas se sintam incomodadas ou achem que não cabe a mim falar, questionar ou discutir sobre isso, reforço aqui meu compromisso de seguir lutando por um espaço digital respeitado, principalmente, porque me preocupo imensamente com as mulheres e crianças deste país, as principais vítimas dos crimes digitais”, concluiu.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.