Geral

James Earl Jones: conheça os principais trabalhos da carreira do multipremiado ator americano


10/09/2024

(Foto: ePipoca)

Anna Barros/ Portal WSCOM



James Earl Jones, grande nome da atuação americana, morreu nesta segunda-feira (9) aos 93 anos. Segundo o site Deadline, ele estava na sua casa em Nova York, Estados Unidos, mas a causa da morte não foi divulgada pela família.

Ao longo de sua carreira, James colecionou os maiores prêmios do entretenimento americano, conquistando o EGOT – nome dado a quem recebe os prêmios Emmy (TV), Grammy (música), Oscar (cinema) e Tony (Teatro).

Sua carreira artística começou nos anos 1950, logo após servir ao exército americano durante a Guerra da Coreia. Pouco tempo depois, em 1968, James conquistou seu primeiro Tony com o seu papel protagonista na peça “The great white hope”, que, em 1970, também rendeu uma indicação ao Oscar na adaptação para o cinema. No Brasil, o filme foi intitulado como “A grande esperança branca”.

Alguns dos maiores destaques em sua carreira foram através de sua voz. Em 1977 ele vestiu pela primeira vez a capa e o capacete do clássico Darth Vader, vilão da franquia “Star Wars”. Já em 1994, foi a vez de conquistar outro público sendo a voz de Mufasa, pai de Simba, no clássico “O Rei Leão” da Disney.

James fez seu último trabalho no cinema em 2021, quando apareceu como o rei Jaffe Joffer de “Um príncipe em Nova York 2”, um dos maiores sucessos de Eddie Murphy. No primeiro filme, em 1988, ele assumiu o mesmo papel.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.