menu

Cursos e Eventos

29/11/2013


Inscrições abertas no Balaio Circense

Palhaço

Terminam neste sábado (30), as inscrições para as atividades do módulo de formação do III Balaio Circense. O evento, que é uma realização da Trupe Arlequin e da Arlequin Produções acontecerá de 10 a 14 de dezembro, em João Pessoa, com patrocínio do FIC Augusto dos Anjos. Além de espetáculos, intercâmbio, roda de diálogos, sessão de Cine-Circo e mesa, serão realizadas as oficinas “Ensaiando Cenas e Linguagem Cômica” e “O Palhaço Tradicional no Circo Teatro”. Os interessados têm até o dia 30 de novembro para se inscrever.

As oficinas são gratuitas e as aulas serão ministradas no Centro Estadual de Arte (Cearte), que firmou parceria com a Arlequin Produções para realização da parte formativa do III Balaio Circense. Para se inscrever, é preciso solicitar a ficha através do e-mail [email protected] Após o preenchimento, deve-se enviá-la ao mesmo endereço eletrônico.

A primeira oficina será ministrada pelo ator e diretor Luiz Carlos Vasconcelos (Palhaço Xuxu, PB), nos dias 11, 12 e 13, sempre às 9h. Serão oferecidas 30 vagas. O objetivo é discutir o roteiro, dramaturgia, atuação, o tempo cômico, a direção e todos os aspectos da cena curta. Ao se inscrever, o candidato deve incluir, no formulário, a descrição de uma cena cômica com duração máxima de cinco minutos e com o máximo de três pessoas no elenco. O aluno deve levar a ficha de inscrição impressa (com a sua cena) no primeiro dia da oficina.

Os candidatos que se inscreverem para as aulas de cenas e linguagem cômica serão pré-selecionados. A seleção definitiva acontecerá no primeiro dia da oficina pelo próprio ministrante, que pretende contemplar 30 pessoas no total.

A segunda oficina, “O Palhaço Tradicional no Circo Teatro” será ministrada pelo artista Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha, AL). Os pré-requisitos são preencher a ficha e enviar para a produção até o dia 30 de novembro; é necessário que cada aluno leve adereços (chapéu, sapatos, cachecol, mala) e se o participante já tiver definido seu palhaço, deverá levar a sua roupa de palhaço.

As aulas também serão nos dias 11, 12 e 13, na sede do Cearte, localizada no Mosteiro de São Bento (Centro). O objetivo do treinamento é discutir os caminhos do palhaço tradicional no circo teatro, trilhados pelo mestre que fala e o aprendiz que escuta – técnica utilizada no circo para ensinar e aprender os ofícios do Palhaço e do Mestre de Cena.

A seleção dos participantes (pré-seleção de Luiz Carlos e seleção de Biribinha) acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro, pela equipe de produção das oficinas. A divulgação dos resultados será no dia 3 de dezembro.