menu

Cursos e Eventos

17/07/2013


Curso de História da Arte em João Pessoa

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Curso de História da Arte – do modernismo ao contemporâneo, que está sendo realizado através de uma parceria entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e o programa Rumos do Itaú Cultural Artes Visuais. A atividade acontecerá nos dias 29, 30 de 31 de agosto, no miniauditório 2 da Estação das Artes, novo prédio da Estação Cabo Branco, no Altiplano.

As inscrições são gratuitas e serão disponibilizadas apenas 115 vagas. Os interessados deverão enviar e-mail para [email protected].com ou telefonar para (83) 3214-8270/8303 ramal 214. No e-mail, o interessado deve escrever: “Solicito inscrição no Curso de História da Arte” e mencionar o nome completo e atividade (função) que exerce.

Os coordenadores e professores de artes visuais do programa Rumos Itaú Cultural pedem para informar que somente serão considerados inscritos aqueles que receberem um retorno de confirmação de inscrição da equipe da Estação Cabo Branco.

O Curso – História da Arte começará somente na última semana de agosto. A atividade é composta de 3 dias seguidos das 9h às 17h, com intervalo entre 12h às 14h. De acordo com os organizadores, o curso está estruturado levando em consideração os principais eventos e movimentos artísticos do modernismo até a contemporaneidade. Cada dia o curso corresponderá a um módulo, a saber:

Dia 29 agosto, quinta: módulo I – Década de 1980 até a atualidade, com Joana D´Arc

Dia 30 agosto, sexta: módulo II – Década de 1950 a 1970, com Sérgio Martins

Dia 31 agosto, sábado: módulo III – Década de 1920 a 1940, com Letícia Squeff

O curso se destina aos artistas de todas as áreas (plástica, visual, design, teatro, cinema outras), estudantes e professores de cursos de Arte e Arquitetura, produtores e demais profissionais da área da arte e cultura.

PERFIL DOS MINISTRANTES

JOANA D´ARC – Historiadora, mestre em Sociologia, pela UNESP, campi Araraquara (SP) com a pesquisa: Trajetória Artística e Política de uma Neovanguarda das Artes Plásticas no Brasil: 1968-1973, sob orientação do professor Dr. Marcelo Ridenti. Concluiu Especialização em Mediação Cultural pela Agecif e em História da Arte pela Ècole du Louvre ambas em Paris (2001). Doutora em História pela UFPE, com a tese: Cartografias das Artes Plásticas no Recife dos anos 1980: Deslocamentos Poéticos Entre as Tradições e o Novo. Atualmente exerce a direção da Galeria de Arte Janete Costa em Recife (PE), coordena o Coletivo Parangolé: Arte, Cultura, Educação e o grupo de pesquisa Coletivo Arte em Diálogo no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães na cidade do Recife.

LETÍCIA SQUEFF – Professora do Dep. de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (EFLCH/Unifesp). É mestre em História Social e doutora em Arquitetura pela USP. É autora de O Brasil nas Letras de um Pintor (Ed Unicamp, 2004) e Uma Galeria para o Império (Edusp, 2012), em que discute as ideias sobre arte, a formação de uma iconografia política e o colecionismo no Brasil do século XIX. O modernismo brasileiro e suas relações com as vanguardas latino-americanas foi tema de seu pós-doutorado, desenvolvido na Unicamp, cujos resultados parciais vêm sendo divulgados em artigos como “Paris sob o olho selvagem: Quelques Visages de Paris, de Vicente do Rego Monteiro, (In: O selvagem e o civilizado nas artes, fotografia e literatura do Brasil, Editora da Unicamp, 2010).

SÉRGIO MARTINS – Mestre e doutor em História da Arte pela University College London (UCL). Editou o número especial Bursting on the Scene: Looking back at Brazilian Art, do periódico inglês Third Text, e foi curador da exposição Dois Reais (Paço Imperial, 2012), do artista Matheus Rocha Pitta. Tem artigos, ensaios e resenhas publicados nas revistas Third Text, Artforum, Arte & Ensaios, Object, Enclave e Lado 7, entre outras, e também no jornal O Globo. Contribuiu para os catálogos das retrospectivas da Lygia Clark no Itaú Cultural (2012) e de Cildo Meireles no Museu Reina Sofia, em Madrid (2013). Seu livro, intitulado Constructing an Avant-Garde: Art in Brazil, 1949-1979, será publicado em 2013 pela MIT Press (EUA).

Serviço:

Curso História da Arte – do Modernismo ao Contemporâneo

Inscrições abertas

Período do curso: 29, 30 de 31 de agosto
Local: Miniauditório 2 da Estação das Artes – Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Av. João Cirillo da Silva, S/N- Altiplano Cabo Branco. Cep: 58046-010
Telefones: (83) 3214-8303 /3214-8270

Horário de funcionamento da casa: Terça à sexta-feira e feriados no meio da semana, das 9h às 21h. Sábados, Domingos e Feriados das 10h às 21h.

Email para inscrição: [email protected] ou telefonar para (83) 3214-8270/8303 ramal 214. No e-mail, o interessado deve escrever: “Solicito inscrição no Curso de História da Arte” e mencionar o nome completo e atividade (função) que exerce.