Paraíba

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Hospital Alberto Urquiza Wanderley recebe certificação inédita na Paraíba

16/01/2020


Hospital Alberto Urquiza Wanderley da Unimed JP

O cliente da Unimed João Pessoa tem mais uma garantia de que seu atendimento é seguro e focado no bem-estar. É que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley recebeu uma certificação internacional inédita na Paraíba, na área de Tecnologia da Informação. A divulgação oficial aconteceu nesta quinta-feira, 16, no auditório do Hospital.

A unidade hospitalar agora é validada no modelo de maturidade Emram estágio 6, da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS). Isso significa que a Tecnologia da Informação utilizada tem o mesmo nível que os melhores hospitais no mundo. No Brasil, apenas outros 21 hospitais têm a mesma certificação.

A Unimed João Pessoa está investindo em tecnologia para os Serviços Hospitalares da Cooperativa. Isso acontece para que todo o atendimento ao paciente, desde sua admissão até sua alta, seja feito da maneira mais segura possível.

Tecnologia para saúde 

A evolução da Tecnologia da Informação está presente no dia a dia da equipe do  Hospital Alberto Urquiza. Um desses exemplos é o aplicativo que dá mais segurança no atendimento ao paciente que precisa de transfusão de sangue, coletar exames de laboratório e doar ou receber leite materno. Esse aplicativo, desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação do Hospital, possibilita que os recipientes com leite, sangue e material para laboratório recebam um código de barras ou QRCode.

Após escaneadas, todas as informações aparecem no telefone celular, garantindo mais segurança e otimizando o tempo dos profissionais envolvidos. Tudo isso de forma integrada, utilizando o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

Sustentabilidade

Essas mudanças implantadas também ajudam na sustentabilidade da Cooperativa e na preservação do meio-ambiente. Em um período de 18 meses, oito milhões de folhas de papel deixaram de ser impressas e armazenadas. Com esta redução, estima-se que pelo menos 800 árvores deixaram de ser derrubadas.

A utilização do PEP gera muito mais que economia em papel, ele impacta diretamente no atendimento ao paciente. No sistema, todos os profissionais envolvidos no atendimento têm acesso a guias de internação, relatórios médicos, histórico de atendimento e demais documentos emitidos eletronicamente, relacionados ao mesmo paciente, seja da internação atual ou antiga. Tudo isso com segurança da informação garantida.

 Também eletronicamente, há a checagem de exames e medicamentos beira leito, barreiras para evitar eventos de alergia e a interação medicamentosa. Todos os processos livres de papel.

Certificação Himss

Todo o processo para receber a certificação HIMSS – a mais desejada quando o assunto é Tecnologia da Informação em Saúde – é voluntário. Esta é a primeira vez que o Hospital Alberto Urquiza se submeteu a esta avaliação e já conseguiu atingir o nível 6, quando a escala de avaliação chega a sete.

Ter esta validação garante que todos os processos do hospital estão utilizando as boas práticas de Tecnologia da informação alinhada à saúde. “É de extrema importância que possamos contar com inovações tecnológicas para o atendimento do nosso paciente. O Hospital Alberto Urquiza sempre foi pioneiro em utilizar novas tecnologias e ser referência em equipamentos modernos e cirurgias de alta complexidade. O cliente da Unimed João Pessoa sempre é beneficiado com nosso pioneirismo. Ser o primeiro hospital da Paraíba com a certificação HIMSS é mais uma conquista não apenas nossa, mas um benefício para todos os paraibanos”, disse o Gestor de Serviços Hospitalares, Norberto de Castro Nogueira Filho.

A HIMSS é uma associação internacional com o objetivo principal de estimular o uso da Tecnologia da Informação(TI) pelo setor da Saúde.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.