Educação

Informativo em Libras sobre o Coronavírus é criado pela UFPI

14/04/2020


Portal WSCOM

Com o objetivo de informar os alunos da comunidade surda, a Coordenação Geral do Curso de Letras – Libras da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveu uma plataforma virtual com vídeos em libras sobre o Covid-19, o novo coronavírus. A ideia surgiu através do excesso de informações inverídicas e as fakes news sobre a pandemia, o que têm deixado a população confusa. 

O material produzido em libras pela UFPI vai permitir que todas as pessoas surdas tenham acesso a uma informação mais aprofundada e produzida especialmente para esse público. A UFPI elaborou, junto ao Comitê Gestor de Crise (CGM) uma página específica para tirar todas as dúvidas acerca do novo vírus e sobre o funcionamento da instituição durante a pandemia. Porém, visando a acessibilidade, foi inserida também a produção de vídeos em libras na página, para atender todos os públicos. 

De acordo com os organizadores do projeto, a ferramenta é de utilidade pública essencial, pois em situações como essa, as pessoas com surdes encontram dificuldade na comunicação e em boa parte dos noticiários e comunicados oficiais não há janelas com intérpretes ou mesmo legendas. 

 Os vídeos estão acessíveis para todas as pessoas do país através do site https://coronavirus.ufpi.edu.br/faqs/faqs-em-libras. A plataforma que funciona respondendo às perguntas frequentes, têm dados sobre sobre prevenção, transmissão, tratamento e outras informações. 

*Com informações da Universidade Federal do Piauí

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.