Futebol

Inédito! Rafaela Silva conquista o ouro no Mundial de Judô em 50s

Ippon


28/08/2013



Prata no Mundial de Paris, na França, em 2011, Rafaela Silva, da categoria leve (até 57kg), fez história nesta quarta-feira ao se tornar a primeira judoca brasileira a conquistar uma medalha de ouro em Mundiais. Na final contra a americana Marti Malloy, bronze na Olimpíada de Londres-2012, a carioca precisou de apenas 50 segundos para garantir a vitória com um ippon.

Eliminada em sua segunda luta em Londres-2012 por conta de um movimento de ataque ilegal, Rafaela ficou de bye na primeira rodada. Seu primeiro combate foi contra a americana Hana Carmichel, de quem já tinha vencido em duas oportunidades: em 2011, na semifinal da Copa do Mundo de San Salvador, e em abril deste ano, nas oitavas de final do Campeonato Pan-Americano de San Jose. Na luta desta quarta, a brasileira conseguiu um yuko logo no início, forçou três punições para a adversária, contra uma sua, e ainda obteve um segundo yuko.

Nas oitavas de final, Rafaela encarou a romena Loredana Ohai, de quem já tinha vencido nas oitavas de final do Grand Slam de Moscou, em julho deste ano. A luta desta quarta foi bem disputada. A romena chegou a receber duas punições, contra uma da brasileira, mas Ohai acabou conseguindo a vantagem por conta de um yuko. No entanto, nos segundos finais, Rafaela aplicou belo golpe, ganhou um wazari e a classificação para as quartas.

Na disputa pela vaga na semifinal, ela encarou Nora Gjakova, do Kosovo. E não teve dificuldade para vencer rapidamente com um ippon. Já para se garantir na decisão, Rafaela precisou derrotar a francesa líder do ranking Automne Pavia. A brasileira havia vencido a rival na final do Mundial Junior, em Bangcoc, em 2008, e perdido nas oitavas de final do Mundial por Equipes, em Paris, em 2011. Na luta desta quarta-feira, cada judoca recebeu uma punição. Em seguida, o árbitro puniu novamente as duas atletas. Malloy seguiu pressionada e recebeu uma terceira punição. Até que a brasileira obteve um wazari e levou a luta até o fim.

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.