Brasil & Mundo

III Foro Brasil Espanã acontece em setembro e visa aproximação entre países no intercâmbio de ideias

15/09/2020


Imagem divulgação

Revista Nordeste

O III Foro Brasil España visa discutir o Brasil contribuindo para uma maior aproximação entre esses os dois países, tendo como objetivo incrementar o engajamento de estudantes e empresários de ambas as nações em temas importantes da economia, cultura e sociedade brasileira.

Devido à pandemia do Coronavírus, o III Foro Brasil España teve que ser adiado para o dia 21 de setembro de 2020 e adaptado a um formato on-line. O evento contará com a participação de profissionais de diversas áreas durante seis dias de debates sobre temas relacionados à economia, política, educação, comunicação, combate à corrupção, agricultura, tecnologia, saúde e meio ambiente, além da discussão sobre o impacto da situação mundial atual nesses diversos cenários.

Em função do novo formato, o Foro será de acesso gratuito aos seus participantes e contará com uma ferramenta para realização de doações com o intuito de arrecadar recursos para estudantes que pretendam estudar na Espanha e que não possuam condições financeiras para arcar com as despesas necessárias.

A transmissão será feita através do nosso canal oficial no YouTube e também disponibilizada no site da Fundação Estudar. O evento contará com 14 painéis de até uma hora e meia de duração com personalidades importantes nas mais diversas áreas. Entre os palestrantes já confirmados estão: Dias Toffoli, Presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil; Ciro Gomes, ex-Ministro da Fazenda e Integração Nacional e ex-governador do Ceará; Renato Janine, ex-Ministro da Educação; Eduardo Gomes, senador e líder do governo no congresso; Fábio George, presidente da associação nacional dos procuradores da República; André Fontes, Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região; as Deputadas e Deputados Federais, Tábata Amaral, Adriana Ventura, Pedro Lupion e Tiago Mitraud; os médicos, professores e coordenadores de telemedicina, Chao Lung Wen e Eduardo Cordioli; as jornalistas Paula Valdez e Luciana Barreto; o cientista Evaldo Vilela, presidente do CNPq; em conjunto com empresários e executivos de empresas como o Horácio Lafer Piva, Presidente da Klabin; Mario Meirelles, country manager da Amazon e muitos outros nomes de peso.

A abertura do Foro será no dia 21 de setembro de 2020, às 16:50, horário de Brasília, e quando se apresentarão em uma pequena exposição os objetivos do Foro. Na sequência será realizado o primeiro painel (“Corrupção e separação entre os poderes”), no qual se discutirá o equilíbrio e harmonia entre os poderes no combate a corrupção.

O encontro contará ainda com debates sobre as vantagens do estudo em centros de excelência, o Brasil de hoje, Meio Ambiente e Agricultura, Saúde, reformas, privatizações e concessões, potencial econômico do Brasil pós pandemia, infraestrutura, contratações e demissões, transporte, mídia digital, jornalismo responsável e telemedicina.

O Foro Brasil España é um grupo multidisciplinar composto por estudantes de pós-graduação brasileiros das principais escolas de negócio e universidades da Espanha, tais como ESADE, IE, IESE, Universidad Carlos III de Madrid, UPV, UAB, dentre outras, comprometidos em transformar a imagem do Brasil no exterior.

Toda a conferência será transmitida ao vivo e gratuitamente pela Internet. Para informações adicionais, consulte o site www.forobrasilespana.com e os perfis oficiais no Facebook, LinkedIn e Instagram.

TESTEMUNHOS

“Minha expectativa é que o Foro Brasil España seja um ambiente fértil para amadurecimento de discussões sobre questões brasileiras, como a corrupção, e as possíveis formas para resolvê-los.”

Deltan Dallagnol, Procurador da República e Coordenador da Operação Lava Jato

“Minha expectativa é aprofundar a discussão de questões relevantes que promovam a consciência coletiva brasileira e seus líderes, visando projetar um Brasil que todos nós merecemos.”

Suzan Rivett, Chairwoman da Johnson & Johnson Consumo América Latina

“Quando eu terminar 2018, o que eu vou olhar para trás? O que eu não realizei, mas sou ainda capaz de? E o que eu não fiz, por que eu estava recaída e negligente e o que eu preciso melhorar para alcançá-los? É um momento de autoconsciência destinado a não terminar em frustração, mas também para não abandonar os objetivos anteriores, vivendo uma vida na automático, alienado. É por isso que o próximo ano tem a possibilidade de realizar projetos. Nem tudo o que você deseja vai acontecer, mas se eu não desejo nada, então nada vai acontecer.”

Mario Sergio Cortella, filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro, sobre o Foro Brasil España.

“O Foro Brasil Espana é uma realização incrivel de jovens comprometidos com um Brasil plural, cada vez mais desenvolvido e fortalecido para competir no futuro breve por um espaço no cenário global de maior relevância econômica, politica e social.”

Adriano Lima, Sócio do banco Neón e fundador da da AL+

“Iniciativas como o Foro Brasil España são muito bem-vindas para promover discussões de alto nível, estimular debates e reflexões sob óticas diversas, unindo um grupo muito seleto.”

Daniel Dorea, Diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil Participações S.A.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.