menu

Paraíba

13/02/2013


Igreja Católica reforça SOS Seca Paraíba

Integração

{arquivo}As paróquias da Diocese de Campina Grande iniciam nesta Quarta-feira de Cinzas (13) a coleta de assinaturas para a Campanha SOS Seca, lançada pela Assembléia Legislativa da Paraíba no mês passado. O apoio, já manifestado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi ratificado nas atividades do Encontro da Família Católica (Crescer), realizado de domingo a terça-feira (12), no Clube Campestre.

O coordenador geral do Crescer, um dos maiores eventos da Igreja Católica na Paraíba, Gustavo Lucena, também revelou o engajamento das paróquias, onde serão disponibilizados formulários e os fiéis serão orientados a assinarem o abaixo-assinado de apoio à Campanha. O objetivo do abaixo-assinado é reforçar, junto às autoridades federais e estaduais, a “Carta da Paraíba”, documento oficial da campanha – que é fruto da “Caravana da Seca”, realizada pelos deputados estaduais no mês de dezembro de 2012. O documento será entregue à Presidência da República com a solicitação de ações emergenciais e duradouras nas áreas atingidas pela seca.

“Esta campanha não é partidária, não tem partido político. É uma campanha do povo. Então, se é do povo a igreja católica abraça. O deputado Quintans me ligou há cerca de três semanas solicitando apoio ao SOS Seca e de pronto aceitamos apoiar, pois o deputado tem todo um legado em cima destas questões. Estamos agradecidos a Assembleia Legislativa por esta iniciativa, por isso aderimos e estamos dando apoio integral e irrestrito à Campanha que é essencial para mudar a realidade do semiárido nordestino”, frisou.

O presidente da Frente Parlamentar da Seca na ALPB, deputado Assis Quintans (Democratas), afirmou que a participação dos católicos de Campina Grande soma de forma substancial para a campanha. De acordo com ele, o êxito do movimento será a redenção do povo nordestino e deve ser encarado como um compromisso de toda a sociedade paraibana no sentido de conseguir mais de 300 mil assinaturas.

Caravana da Seca – A Caravana da Seca, realizada pelos deputados estaduais no início de dezembro, teve como objetivo verificar in loco a situação de calamidade enfrentada pela população em diversas regiões da Paraíba, em decorrência da seca, e cobrar soluções urgentes das autoridades para o problema. O presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), destaca que a Campanha é um movimento suprapartidário e regional para chamar a atenção do Governo Federal para ações emergenciais e duradouras sobre a convivência com a seca.