Paraíba

IGF reúne cinco mil pessoas de diversas nacionalidades em JP; abertura ocorre às

VEJA FOTOS


10/11/2015



{arquivo}Cerca de 5 mil pessoas, incluindo funcionários governamentais de alto nível, líderes da sociedade civil e especialistas em políticas da Internet, vão se reunir – presencialmente e online – durante a 10ª Reunião Anual do Fórum de Governança da Internet da ONU (IGF), em João Pessoa. A cerimônia de abertura tem início nesta terça-feira (10), às 14h, na sala principal de reuniões. Uma coletiva de imprensa será realizada às 16h na sala de conferência de mídia, com transmissão somente pelo YouTube: www.youtube.com/igf.

O IGF 2015 segue até o próximo dia 13 de novembro (sexta-feira) para discutir o papel central da Internet na implementação bem-sucedida da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Participa do encontro o secretário-geral assistente da ONU para o Desenvolvimento Econômico, Lenni Montiel, que representa o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. “A Plataforma IGF tem contribuído para os esforços a nível nacional, regional e internacional para construir um ciberespaço que promova a paz e a segurança, permita o desenvolvimento e garanta os direitos humanos”, disse Montiel.

O décimo IGF vem em um momento crítico, em meio à recente adoção da nova agenda de desenvolvimento sustentável, que destaca a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da Internet nas atividades de desenvolvimento. A nova agenda define uma meta ambiciosa para “aumentar significativamente o acesso à tecnologia da informação e comunicação” e no esforço para “fornecer acesso universal e barato à Internet nos países menos desenvolvidos até 2020”.

{galeria}
{arquivo}As TICs e a Internet promovem o desenvolvimento ao permitir o acesso à informação e a recursos educativos, de saúde; bem como melhorando a produção e distribuição de alimentos.

“Há menos de dois meses, os líderes mundiais adotaram a visionária Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Nosso desafio agora é implementar este plano para um futuro melhor. Tecnologias de informação e comunicação e a Internet podem capacitar esse empreendimento global”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), haverá mais de 7 bilhões de assinantes de um serviço de telefone celular até o final de 2015, correspondendo a uma taxa de 97% de penetração, acima dos 738 milhões em 2000. No entanto, embora tenha havido alguns progressos na redução da chamada “lacuna digital” – que separa os “conectados” e os “desconectados” –, quatro bilhões de pessoas no mundo em desenvolvimento permanecem sem acesso à Internet.
 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //