Paraíba

IGF 2015 avança com debates sobre infraestrutura e práticas multissetoriais

Fórum mundial


11/11/2015



Da extensa programação de debates do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF), os membros do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e profissionais do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) estão participando, nesta quarta-feira (11), de oito sessões que, ao longo do dia, tratam sobre temas relacionados à infraestrutura da rede, como a transição para o IPv6 e os pontos de troca de tráfego, à questões que envolvem a governança e práticas multissetoriais. Realizado em João Pessoa, o IGF segue até esta sexta-feira (13) e já contabiliza a participação de cerca de cinco mil pessoas, de forma presencial e remota.

O debate sobre acessibilidade na Web, na sala de workshop 5, a partir das 9h, deu início às atividades do NIC.br nesta quarta-feira. Neste mesmo horário, o CGI.br participará, no salão principal, de discussão sobre a economia da Internet e o desenvolvimento sustentável. Ainda durante a manhã, na sala 10, o Comitê Gestor vai opinar sobre o impacto da sociedade civil na governança global da Internet. O NIC.br, por sua vez, estará presente em duas discussões: na sala de workshop 2, analisará as contribuições dos pontos de troca de tráfego (IXPs) e, na sala 6, o papel dos Grupos de Resposta a Incidentes de Segurança em Computadores (CSIRTs). Ambas às 11h (horário de João Pessoa).

No período da tarde, o CGI.br e NIC.br estarão reunidos na sala de workshop 5, a partir das 14h (horário de João Pessoa), para debater os riscos de segurança e o desenvolvimento sustentável. Também inicia neste horário a participação do CGI.br no workshop da sala 9 sobre práticas multissetoriais, e a sessão no salão principal, que discutirá políticas públicas e melhores práticas para conectar o próximo bilhão. Esse segundo encontro terá a presença do NIC.br, assim como o debate sobre a transição para o IPv6, que acontecerá na sala de workshop 1, às 16h (horário de João Pessoa).

Para os membros do CGI.br e profissionais do NIC.br, as atividades no IGF 2015 tiveram início antes da programação oficial, nessa segunda-feira (9), com encontros preliminares – entre eles, a Reunião de Líderes e da Iniciativa NETmundial, além de debate promovido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Já nessa terça-feira (10), representantes do Comitê Gestor contribuíram com o debate sobre alocação de espectro, enquanto o NIC.br esteve envolvido em discussões sobre segurança na Internet. Saiba como foi o primeiro dia do evento: http://nic.br/noticia/releases/igf-2015-e-oficialmente-aberto-em-joao-pessoa-cerimonia-contou-com-a-presenca-de-autoridades-de-governo/.

IGF 2015
Ao final do segundo mandato de cinco anos conferido pela Assembleia Geral da ONU, o IGF 2015 promove até sexta-feira (13) mais de 100 debates, entre reuniões preliminares, sessões principais, workshops e atividades paralelas. Representantes de Governos, empresas, academia e sociedade civil, entre especialistas em assuntos relacionados à governança da Internet, estarão reunidos em discussões pautadas pelo tema Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //