Economia

IBPT: Paraíba tem um dos índices mais baixos de retorno de impostos do país

Levantamento do IBPT mostra que a Paraíba tem um dos menores índices de retorno de impostos para a população, refletindo um cenário crítico no Nordeste.


13/08/2025

(Foto: reprodução)

Anna Barros



A Paraíba está entre os estados brasileiros com o menor reversão de impostos para a qualidade de vida da população. Essa situação é um reflexo do cenário nacional, considerando que o Brasil é um destaque negativo global neste cenário, apesar da alta arrecadação tributária.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Os dados estaduais foram divulgados na 3ª edição do Índice de Retorno ao Bem-estar da Sociedade por Estado (IRBES), do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Em ordem, esses foram os piores estados brasileiros na distribuição de seus impostos para a melhoria da qualidade de vida da população:

  • Paraíba
  • Bahia
  • Alagoas
  • Pará
  • Maranhão

O que chama a atenção no levantamento é que os estados com as piores colocações estão localizados no Nordeste, enquanto a distribuição das melhores colocações se divide, maojoritariamente, entre Sul e Sudeste.

Veja os dois rankings:

De acordo com o presidente-executivo do IBPT – que também é um dos autores do levantamento –, João Eloi Olenike, mesmo que os estados mais bem colocados no ranking sejam das regiões mais ricas do país, estes ainda devem evoluir significativamente para que haja um desenvolvimento maior no cotidiano.

“Observa-se que, realmente, esses estados quando alcançam melhor retorno de seus impostos ao bem-estar, correspondem com as regiões mais ricas do país, sendo Sudeste, Sul e Centro Oeste. Mas, cabe ressaltar, que ainda há o que melhorar no aproveitamento dessas arrecadações para desempenho em educação, saúde, segurança e outros serviços”, alerta Olenike.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.