Policial

Ibama resgata 85 aves silvestres em operação contra tráfico em João Pessoa


22/05/2025

Foto: Divulgação

Da Redação/ Portal WSCOM



Em uma ação conjunta realizada no último domingo (18), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com apoio do Batalhão de Polícia Ambiental da Paraíba (BPAMB PB), resgatou 85 aves silvestres que estavam sendo comercializadas ilegalmente na Feira de Oitizeiro, em João Pessoa.

A operação, denominada “Vidas Livres”, teve como foco o combate ao tráfico de animais silvestres. Entre as espécies apreendidas estavam azulões, papa-capins, corda-negras e galos-de-campina, mantidos em condições precárias, sem cuidados adequados e em gaiolas pequenas. Além das aves, os agentes também apreenderam 14 armadilhas utilizadas para capturar os animais. 

Quatro pessoas foram presas em flagrante durante a operação e encaminhadas à delegacia da Polícia Civil. Elas responderão por crimes de tráfico de animais silvestres e maus-tratos, infrações que podem resultar em multas e penas de até um ano de detenção, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e o Decreto nº 6.514/2008.

As aves resgatadas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em João Pessoa, onde passarão por avaliação veterinária e reabilitação antes de serem devolvidas à natureza. A operação “Vidas Livres” é parte de uma iniciativa nacional do Ibama para combater o tráfico de fauna silvestre, com ações coordenadas em diversas regiões do país.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.