Política

Humberto Costa assume presidência do PT com saída de Gleisi Hoffmann


07/03/2025

Humberto Costa. Marcelo Camargo / Agência Brasil

Portal WSCOM



O senador Humberto Costa (PT-PE) foi escolhido como presidente interino do Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão ocorreu na sede da legenda, em Brasília, após a saída de Gleisi Hoffmann (PT-PR), que deixou o cargo para integrar o governo Lula como ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A escolha de Costa foi respaldada pela corrente majoritária do partido, Construindo um Novo Brasil (CNB), que confirmou seu apoio ao senador na noite anterior. Inicialmente, o deputado José Guimarães (PT-CE) também era cotado para o posto, mas acabou preterido.

O mandato de Humberto Costa será temporário, com previsão de duração até julho, quando o PT realizará sua convenção para eleger um novo presidente definitivo. O nome do ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva surge como um dos favoritos do presidente Lula, mas encontra resistência entre petistas nordestinos, que defendem um representante da região no comando da sigla.

Humberto Costa já foi ministro da Saúde no primeiro governo Lula, além de ter ocupado cargos como vereador, deputado estadual, deputado federal e secretário das Cidades de Pernambuco. Em 2024, atuou como coordenador eleitoral do grupo de trabalho do PT para as eleições municipais, mesma função que desempenhou na disputa nacional de 2022.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.