Saúde

Humanização no Arlinda Marques aumenta a autoestima dos pacientes


04/06/2015

Implantada desde 2004, a Política Nacional de Humanização do Complexo de Pediatria Arlinda Marques, que integra a rede hospitalar do Estado, tem contribuído para aumentar a autoestima e a recuperação dos pacientes internos e dos seus familiares.

O diretor geral do Arlinda Marques, Bruno Leandro de Souza destacou que com a implantação do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) houve uma melhora substancial no atendimento aos pacientes que sentem mais acolhidos. “Durante os eventos realizados em datas comemorativas é visível a felicidade e a alegria nos rostos das crianças e de seus familiares e isso contribui em muito para que a criança esqueça um pouco o sofrimento como também ajuda na sua recuperação”, destacou o diretor.

Rosilda Varela, Coordenadora de Eventos do Arlinda Marques, explica que a Humanização da Assistência Hospitalar e Ambulatorial pode ser entendida e desenvolvida de várias maneiras, uma vez que todos os membros da instituição visam atingir o bem comum, ou seja, da comunidade. “Partindo da premissa de que humanização tem que ser feita de dentro para fora, entendemos que quanto mais formos movidos e tocados por essa força que nos direciona ao bem-estar da população”, destacou.

Graça Sá Targino, Assistente Social e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização do Arlinda Marques explica que a Política Nacional de Humanização no Ambiente Hospitalar tem como objetivo contribuir para o crescimento da instituição visando um atendimento com qualidade e humanizado “ e em se tratando do Complexo de Pediatria Arlinda Marques essa prática humanizadora vem acontecendo há 11 anos” completou.

Ela afirma que, enquanto colaboradores do Sistema Único de Saúde, a equipe procura atuar de acordo com os princípios dessa política, que são: Potencializar e garantir a atenção integral, resolutiva e humanizada.

Para a realização dessas ações no Complexo foi criado o Grupo de Trabalho de Humanização juntamente com o Setor de Eventos e Brinquedoteca. De acordo Rosilda Varela, com a junção desses setores tornou-se mais viável a concretização desses feitos.

Em datas comemorativas, o Setor de Eventos, juntamente com a Briquedoteca, o Coral de Vozes e o Grupo de Trabalho de Humanização realiza várias ações lúdicas e de caráter preventivo e educativo. Também são realizadas oficinas, palestras educativas com usuários do Hospital e Ambulatório, Brechó, Feira Junina/ Feira de Talentos; participação em eventos extras Hospital (Coral) e ações educativas e lúdicas em comunidade carentes em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado. “Essas ações são de suma importância para o Complexo Hospitalar visando está em harmonia com o nosso lema que é: Pacto de Amor Com a Criança”, concluiu Rosilda Varela.

Um pouco mais sobre a PNH – A Política Nacional de Humanização (PNH) foi criada pelo Ministério da Saúde em 2003. Em sua estrutura interna, objetiva efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de gestão e fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. A Política Nacional de Humanização se pauta em três princípios: inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde, transversalidade e autonomia protagonismo dos sujeitos que vem para contribuir para que se consiga reorganizar o sistema a partir da sua consolidação e visa assegurar a atenção integral à população como estratégia de ampliação do direito e cidadania das pessoas.



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