Política

Hugo Motta recebe presidente da Angola e reafirma parceria entre países

João Lourenço destacou a importância do Parlamento para as relações bilaterais.


23/05/2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, recebe o presidente de Angola, João Lourenço, em Brasília, durante a Semana da África.

Luiz Gustavo Xavier / Rádio Câmara



O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu a visita do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço. Motta e Lourenço reafirmaram a pareceria e identidade entre os dois países. A visita do presidente de Angola ocorre em meio à Semana da África no Brasil e, também, como parte do segundo Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Amanhã será recebido pelo presidente Lula.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Hugo Motta lembrou em seu discurso que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 1975.

“A diplomacia parlamentar da Câmara deve ser uma ferramenta para construir um futuro mais próspero para todos os brasileiros e queremos avaliar os meios para melhorar essa parceria.”

O presidente de Angola João Lourenço reafirmou a importância do Parlamento para as relações bilaterais e defendeu acordos de cooperação entre os países na área de agricultura, pecuária e energia.

“Temos o objetivo de procurar e reforçar as relações de amizade e cooperação entre Angola e Brasil, ganham ambos com essa nossa relação que é exemplar. No momento em que o mundo atravessa uma ameaça de crise alimentar e energética, Angola e Brasil podem contribuir para minimizar essa carência de alimentos de que o mundo padece neste momento.”

Desde 1989 o Grupo Parlamentar Brasil e Angola existe na Câmara para debater temas de interesse dos dois países. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto a partir da aprovação pelo Congresso Nacional de um acordo sobre Serviços Aéreos entre o Brasil e Angola.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.