Política

Hugo Motta nega ter mandado desligar ar-condicionado durante coletiva e embate com oposição na Câmara se intensifica


22/07/2025

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Portal WSCOM

O cancelamento das comissões parlamentares durante o recesso gerou um novo atrito entre a oposição e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Após o veto à realização de sessões até o dia 1º de agosto, parlamentares do PL acusaram o parlamentar paraibano de ter mandado desligar o ar-condicionado do plenário 8, onde ocorreu uma coletiva em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi desmentida pela assessoria de Motta.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Segundo nota enviada pela equipe do presidente da Câmara, “o setor de climatização da Câmara negou qualquer tipo de solicitação para desligamento do sistema e reafirmou que está funcionando normalmente. O sistema foi ligado às 8h para a reunião que ocorreria às 9h. O que pode ter ocorrido é ter demorado para funcionar ou a sala está muito cheia”.

A polêmica aconteceu após a decisão de Motta de suspender reuniões de comissões durante o recesso parlamentar, o que inviabilizou a estratégia do PL de aprovar moções de apoio a Bolsonaro em sessões extraordinárias. Estavam previstas para a manhã desta terça-feira (22) duas reuniões: uma da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, presidida por Paulo Bilynskyj (PL-SP), e outra da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, comandada por Filipe Barros (PL-PR).

Com a suspensão das atividades, deputados da oposição se reuniram informalmente no plenário onde ocorrem as comissões e concederam uma coletiva à imprensa. No evento, reiteraram críticas às medidas cautelares impostas a Bolsonaro e acusaram a direção da Câmara de tentar impedir manifestações políticas durante o recesso. O calor no ambiente foi rapidamente associado a uma suposta retaliação, o que não foi confirmada pela administração da Casa.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.