Política

Hugo Motta diz que Câmara vai cumprir decisão do STF e dar andamento à perda de mandato de Carla Zambelli


09/06/2025

Portal WSCOM

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (9) que a Casa cumprirá a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a cassação do mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), condenada por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Durante participação no seminário “Agenda Brasil — o cenário fiscal brasileiro”, promovido pelo Valor Econômico, rádio CBN e jornal O Globo, Motta destacou que o caso é “atípico” e “sem precedente” na história do Parlamento.

“O tratamento que vamos dar é dar andamento ao rito para cumprir a decisão do STF”, declarou.

Motta deixou claro que, com o julgamento já concluído pelo Supremo, não há mais margem para deliberação política no âmbito da Câmara. “Quando há uma conclusão de julgamento no STF, não cabe mais ao presidente da Câmara colocar isso em votação porque já tem uma condenação. A decisão precisa ser cumprida”, afirmou.

Caso Zambelli

Carla Zambelli foi condenada por ter sacado e empunhado uma arma de fogo durante discussão política nas ruas de São Paulo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022. O Supremo determinou a perda do mandato e a suspensão dos direitos políticos da parlamentar. O ministro Alexandre de Moraes também já determinou que o Ministério da Justiça solicite sua extradição, pois Zambelli está atualmente fora do Brasil.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.