Paraíba

Hotel é flagrado lançando esgoto na orla de Manaíra, em João Pessoa

Agentes fizeram um tamponamento e esgoto voltou para dentro da unidade hoteleira sendo observado o flagrante.


19/08/2019

Imagem reprodução/Ascom MPF

O Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPPB), em parceria com a Seinfra, Semam, Sudema e Cagepa, flagraram, na manhã desta segunda-feira (12), após iniciarem um trabalho de identificação das origens de vários pontos de despejo de material com aparência de esgoto, o Hotel  Intercity lançando despejos na orla de Manaíra, em João Pessoa.

 

Sobre a descoberta 

Durante a ação, agentes fizeram um tamponamento, sendo utilizado um equipamento insuflador de fumaça para identificar os esgotos clandestinos que estão poluindo as praias da Capital. Com o retorno do esgotamento sanitário para dentro da unidade hoteleira, foi constato o flagrante.

 

Notificação

Ações foram tomadas de imediato, onde agentes cortaram o acesso do esgoto para impedir que continuassem sendo escoados para as galerias pluviais. O empreendimento terá 15 dias para normalizar a situação, sob advertência de pena de multa a ser aplicada.

 

Mapeamento

A ação ocorre após terem sido identificados os pontos de despejo de material com aparência de esgoto na praia de Manaíra e coletadas amostras de 46 pontos. Análises bacteriológicas no material confirmaram 23 desses casos. Outros 19 estão com forte suspeita.

 

O trabalho de identificação e notificação ocorrerá até o final de setembro e, em outubro, serão feitas análises da água do mar.

Rede se posiciona

Em nota, o hotel discordou da notificação. Leia:

“A Intercity Hotels esclarece que o Hotel Intercity João Pessoa e a Vertical Engenharia, construtora do empreendimento, não concordam com a notificação sobre uma ligação clandestina divulgada na manhã desta terça-feira, dia 19, durante ação realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPPB), Seinfra, Semam, Sudema e Cagepa. Afirmamos que o empreendimento está com a situação do escoamento de esgoto regularizada e possui todas as documentações, licenças técnicas e ambientais necessárias. Ainda no dia de hoje um novo teste foi realizado e foi constatado que estamos dentro da legislação e não depositamos esgoto na orla de João Pessoa. Solicitamos um novo teste para os órgãos responsáveis para que se esclareça a situação. A rede Intercity Hotels zela por todos os seus destinos, sempre respeitando o meio ambiente e a comunidade.”


Portal WSCOM



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.