Saúde

Hospital Unimed avança na qualidade e conquista Acreditação Plena


13/02/2015



O Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley conquistou a Acreditação Plena – Nível 2, certificado de qualidade dos serviços de saúde. Isso significa que a instituição apresenta gestão integrada, em que os processos ocorrem com fluidez e existe comunicação adequada entre as atividades, aumentando a segurança dos pacientes.

O certificado é concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade não governamental responsável por certificar a qualidade de serviços de saúde no Brasil. A entrega oficial ocorrerá no próximo dia 27 durante um fórum sobre cooperativismo promovido pela Unimed Federação Paraíba, no Hotel Cabo Branco Atlântico.

O processo para obter a Acreditação Plena teve início no final do ano passado com uma visita de técnicos do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), órgão certificador associado à ONA. Os técnicos fizeram uma avaliação rigorosa dos processos realizados no Hospital Unimed e, no dia 3 de dezembro, recomendaram a concessão do certificado nível 2. A decisão final da ONA foi comunicada à direção do hospital no dia 3 deste mês.

O Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley é o único da Paraíba com Acreditação Plena. A concessão do certificado passa por um processo rigoroso. Para se ter ideia, de 228 hospitais acreditados no Brasil, apenas 71têm o nível 2. Destes, apenas 11 estão no Nordeste.

Desde 2010, o hospital já era Acreditado com o Nível 1, sendo também o primeiro da rede privada a conquistar essa certificação. Mas, a direção da Unimed João Pessoa decidiu investir em novas melhorias para aumentar a segurança dos pacientes. Com as mudanças em rotinas e o esforço de todos os funcionários e médicos em busca da excelência no atendimento, veio a conquista do Nível 2.

“Tudo isso é resultado da busca permanente da Unimed João Pessoa em oferecer um atendimento com qualidade e segurança aos clientes. Afinal, quem procura um hospital não o faz por prazer e, sim, por necessidade. Saber que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley é uma instituição acreditada traz alento e confiança ao cliente que procura nossos serviços”, declarou o diretor geral do hospital, anestesiologista Vinícius Formiga.

Ele destacou os investimentos da Unimed João pessoa para atender bem aos clientes. “Nenhuma instituição hospitalar brasileira é obrigada a buscar a Acreditação, que se trata de um processo voluntário. Essa é mais uma demonstração do esforço da Unimed JP em atender os clientes da melhor forma e de garantir um ambiente de trabalho adequado para os médicos e funcionários”, ressaltou Vinícius Formiga.

Certificado atesta segurança da instituição

Estudos mostram que, de cada dez internações, uma poderá resultar em algum tipo de falha na assistência, que são os chamados “eventos sentinelas / adversos”. A boa notícia é que metade delas pode ser evitada. Através da implantação de rotinas, padronizações e protocolos, entre outras condutas, a Acreditação contribui para diminuir estes riscos.

O Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley possui protocolos assistenciais implantados e monitorados, manutenção preventiva dos equipamentos, controle de qualidade da água, colaboradores treinados e procedimentos de segurança disseminados. Tudo isso foi levado em consideração pela ONA para conceder a certificação.

Mesmo com todo esse avanço, a diretoria assegura que a meta é melhorar ainda mais o atendimento. Por isso, faz análise mensal dos resultados dos protocolos assistenciais – através de discussões com as equipes – para verificar o que precisa ser feito para melhorar. São realizadas auditorias diárias nos prontuários dos pacientes que estão inseridos em algum dos protocolos implantados; acompanhamento sistemático do desempenho das ações e busca por uma maior interação entre os processos.

Entenda a Acreditação

O processo de Acreditação é voluntário. O hospital que optar por obter a certificação precisa se submeter a um rigoroso processo de avaliação, que é realizado por uma instituição acreditadora, credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). No caso do Hospital Unimed, esse papel cabe ao Instituto Qualisa de Gestão (IQG), uma das maiores e mais bem conceituadas instituição acreditadoras do Brasil, responsável por aproximadamente 80% das certificações concedidas no país.

As avaliações são realizadas através de visita in loco aos diversos setores da instituição que busca a certificação. Diretores, gestores e colaboradores são entrevistados e documentos analisados – principalmente, os prontuários dos pacientes, pois são neles onde estão evidenciadas a qualidade ou não da assistência.

A ONA divide a Acreditação em três níveis. O primeiro é concedido às instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O Hospital Unimed possuía esse certificado desde 2010. A Acreditação Plena – Nível 2, conquistada agora, tem como princípio a gestão integrada, que envolve o monitoramento das barreiras de segurança definidas para a obtenção do nível 1. O nível 3 é a “Acreditação com Excelência”.



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