menu

Saúde

21/10/2019


Hospital Alberto Urquiza Wanderley ultrapassa marca de 100 transplantes realizados

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley ultrapassou este mês a marca dos 100 transplantes realizados. Unidade da rede própria da Unimed João Pessoa, o Hospital é pioneiro na realização desse tipo de procedimento, sendo o primeiro do Estado a realizar transplantes de coração, fígado e rim.

Em menos de 10 dias, foram feitos três transplantes, totalizando 102 já realizados. No sábado (19), um homem de 42 anos recebeu um novo órgão. Com este, são 74 transplantes de fígado, 11 de coração e 17 de rins. O Hospital é credenciado pelo Ministério da Saúde para fazer os três tipos de procedimentos.

A instituição é referência em procedimentos de alta complexidade, destacando-se pela qualidade dos serviços prestados e pelo pioneirismo. Desde os primeiros anos, o Hospital Alberto Urquiza vem possibilitando procedimentos inéditos na Paraíba, contribuindo para engrandecer a história da medicina no Estado. O primeiro transplante de coração na Paraíba foi feito no Hospital em 2004. Quinze dias depois, foi realizado o primeiro transplante de fígado. Em 2009, foi a vez do primeiro transplante de rim.

 O gestor de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa, Norberto de Castro Nogueira Filho, destacou o trabalho diário da gestão e dos profissionais para que o Hospital Alberto Urquiza continue prestando a melhor assistência aos clientes. “Por isso, somos referência em alta complexidade. Realizar esses transplantes com uma equipe genuinamente paraibana, médicos e multiprofissionais capacitados e experientes, é uma de nossas contribuições para o avanço da medicina paraibana”, disse.

Estrutura

Estes procedimentos só foram possíveis na Paraíba por conta da estrutura de ponta e de um corpo profissional qualificado, que soma a técnica e a tecnologia à humanização no atendimento. O Hospital dispõe de um moderno Centro Cirúrgico, Centro de Diagnóstico e seis Unidades de Tratamento Intensivo, entre outros serviços essenciais para cirurgias de alta complexidade.

Reconhecimento

Todo esse trabalho está concretizado no reconhecimento de organizações que avaliam a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. O Alberto Urquiza foi o primeiro hospital do Estado a obter um título de Acreditação, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que atesta a segurança e o bem-estar do paciente. Hoje, é o único Acreditado com Excelência. Agora, está em busca da Acreditação Internacional.