Artes

Homens de Solas de Vento abre evento

Palco Giratório


21/04/2014



 Está tudo pronto para a primeira etapa do projeto Palco Giratório 2014 na capital paraibana que tem como atrações a Cia Solas de Vento (foto), apresentando o espetáculo “Homens de Solas de Vento”, vinda de São Paulo (SP) e a Cia Lua Crescente de Circo e Teatro, representante do movimento teatral pessoense, com o espetáculo “As Engraxadinhas”.

A ação cultural do Sesc Centro João Pessoa abrangerá ainda oficina de Dramaturgia Corporal e intercâmbio entre dois grupos envolvidos.

O local de realização de todas as ações será o Centro Cultural Piollin, que fica vizinho à bica/ Parque Arruda Câmara, no Roger. O período de realização vai de 21 a 25 de abril, com atividades nos três turnos. A entrada será franqueada ao público interessado.

“HOMENS DE SOLAS DE VENTO”
Data: 24/04
Horário: 20h
Grupo: Cia Solas de Vento
Sinopse:
Dois viajantes prestes a embarcar ficam retidos numa aduana, impossibilitados de seguir adiante. Limitados a viver num saguão, num limbo suspenso desconhecido, cada um tenta se instalar tendo somente suas malas para criar um espaço pessoal. Enquanto aguardam a decisão para seguir seus destinos, esses dois estrangeiros vão aproximar-se, afronta-se, dialogar para talvez, e, afinal, encontrar-se.

Ficha Técnica:
Argumento: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues
Trilha sonora: Marcelo Lujan
Iluminação: Douglas Valiense e Maria Druck
Direção: Rodrigo Matheus
Elenco: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues
Produção: Cia. Solas de Vento
Programação Visual: Sato
Histórico:
A parceria de Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues iniciou em 2007, na cidade de São Paulo. Desde então, a dupla pesquisa nas suas criações diversas formas de expressão, como a dança contemporânea, o teatro gestual e as técnicas circenses.

“AS ENGRAXADINHAS”
Data: 23/04
Horário: 18h
Grupo: Cia Lua Crescente de Circo e Teatro
Sinopse:
As engraxadinhas é um espetáculo que homenageia as mulheres palhaças, no qual se faz uma releitura de esquetes tradicionais. Elas, que quase nunca aparecem no picadeiro com a responsabilidade de ser palhaço, têm conquistado um espaço que até então era exclusivo dos homens. Apresentam com maestria a mais bela das heranças deixadas no circo, as sainetes e gags. A direção é de Kleber Marone, que compõe o elenco com Naylane Cavalcante e Marinalva Rodrigues.

OFICINA: DRAMATURGIA CORPORAL
Data: 22 e 23/04
Horário: 9 às 13h
Ministrantes: Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues
Objetivo:
Tendo como base uma formação diversificada, os atores criadores da Cia. Solas de Vento desenvolveram uma pesquisa de linguagem teatral não-verbal aliando dança e técnicas circenses. A oficina baseada nessa pesquisa será organizada em torno de quatro eixos principais:
• Trabalho em dupla: dinâmica de dois corpos;
• O corpo em suspensão;
• Ações e gestos: Coreografia do real;
• O objeto como ferramenta de criação;

Metodologia:

Cada pesquisa será organizada em 4 fases de trabalho:
• Aquecimento focado na preparação do corpo do ator-acrobata (foca, resistência, flexibilidade)
• Instrumentação dos alunos por meio de vivências de exercícios e jogos vindos do teatro, da dança contemporânea e das técnicas circenses.
• Improvisação a partir dos movimentos reconhecidos na instrumentação para a criação de repertórios de movimentos.
• Codificação dos movimentos para desenvolver gestos, ações e partituras gestuais.

Ao longo dessas fases, haverá uma constante alternação entre momentos de prática e de observação. Os participantes serão convidados a trazer elementos pessoais (objetos, ideias) para pesquisa de cenas curtas.

INTERCÂMBIO:

Data: 25/05
Horário: 08h às 12h / 14h às 18h
Grupos Envolvidos: Cia Lua Crescente de Circo e Teatro e Cia Solas de Vento



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.