Futebol

Holanda enfrenta ‘pedra no sapato’ Austrália para subir de patamar na Copa

Disputa


18/06/2014

Dentre as seleções que chegaram ao Brasil classificadas como dúvidas, a Holanda é a que melhor se saiu: uma goleada acachapante e histórica sobre a Espanha por 5 a 1, na reedição da final de 2010, logo na primeira rodada da Copa do Mundo no Brasil.

Agora, a Laranja Mecânica tem pela frente a pressão para mostrar que realmente mudou de patamar. Para isso, enfrenta nesta quarta-feira, às 13h (de Brasília), no Estádio do Beira-Rio, a Austrália, derrotada pelo Chile em seu primeiro jogo, mas que possui um retrospecto favorável diante da seleção comandada por Louis van Gaal.

Em três confrontos até hoje (todos amistosos disputados entre 2006 e 2009), a equipe da Oceania venceu um, além de dois empates. "Nós nunca vencemos a Austrália", afirmou Wesley Sneijder, um dos líderes da Holanda, na entrevista coletiva pré-jogo. "Jogamos três vezes contra eles e nunca vencemos, mas depois que ganhamos por 5 a 1 todos vão colocar pressão para que ganhemos".

O dircurso dos holandeses depois da vitória sobre a Espanha é de pés no chão. Tanto Van Gaal quanto Sneijder garantiram que o elenco não se deslumbrou com o resultado, e o treinador fez questão de agradecer aos atletas mais experientes por isso.

"Na minha perspectiva não houve euforia por parte do time, nós jogamos dando o nosso melhor e nada mudou com relação a isso. Isso é algo que tentei explicar aos jornalistas holandeses, mas na verdade é difícil, porque quando digo que estamos aplicando os princípios holandeses isso é interpretado de maneiras diferentes. Se você usa três atacantes, isso no jogo pode ser usado de outra maneira", analisou.

"A equipe reagiu muito bem, principalmente os jogadores mais velhos, experientes, e eles imediatamente perceberam que foi só uma vitória. Não passamos de fase ainda, e um treinador gosta de ver isso. Tenho que preparar para o próximo jogo, não fiz muita coisa diferente", falou o técnico.

Para o duelo em Porto Alegre, o futuro treinador do Manchester United deve mudar o esquema holandês: sai o 5-3-2 (o zagueiro Vlaar deixa o time) e entra o 4-3-3 (com o atacante Lens). Na entrevista, porém, Van Gaal fez mistério e não confirmou a troca, ainda que no treino aberto para a imprensa tenha dado o colete de titular a Lens.

Pelo lado australiano, só a vitória interessa para ter qualquer chance de classificação às oitavas de final. Para que ela venha, o técnico Ange Postecoglou pediu maior intensidade defensiva para a sua seleção após perder por 3 a 1 para o Chile.

"Eles são perigosos, como demonstraram contra a Espanha. Se conseguirmos defender bem os 90 minutos, teremos um resultado favorável. Eles têm Van Persie, Robben, Sneijder… É um grande ataque, mas sabemos o que temos que fazer. É uma defesa coletiva, isso é importante do nosso ponto de vista", afirmou.

O treinador terá de fazer mudanças por causa de lesões: o lateral direito Ivan Franjic, fora da Copa, será substituído por Ryan McGowan; já para a vaga de Mark Milligan no meio, são três as opções (James Holland, Massimo Luongo ou Oliver Bozanic).

A temperatura na capital do Rio Grande do Sul não deverá passar de 15ºC, o que deixa os técnicos certos de que haverá mais velocidade durante o jogo.

FICHA TÉCNICA

AUSTRÁLIA X HOLANDA

Local: Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 18 de junho de 2014, quarta-feira

Horário: 13h (de Brasília)

Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)

Assistentes: Achik Redouane (MAR) e Etchiali Abdelhak (ALG)

AUSTRÁLIA: Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; Holland (Luongo ou Bozanic), Jedinak, Cahill, Troisi e Bresciano; Oar. Técnico: Ange Postecoglou.

HOLANDA: Cillessen; Blind, Bruno Martins Indi, De Vrij e Janmaat; De Jong, De Guzmán e Sneijder; Lens, Robben e Van Persie. Técnico: Louis van Gaal



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //