Paraíba
Historiador José Octávio de Arruda Melo lembra trajetória especial e vitoriosa do irmão Otinaldo Lourenço
O jornalista, advogado e procurador Otinaldo Lourenço faleceu no último sábado (13) por complicações na saúde provocadas pela Covid-19.
15/02/2021

José Octávio de Arruda Melo (Foto: A União)
Por José Octávio de Arruda Melo
O professor e historiador, José Octávio de Arruda Melo, enviou texto à redação do Portal WSCOM no qual destaca a trajetória do irmão, Otinaldo Lourenço, que morreu na noite do último sábado (13), aos 86 anos, por complicações na saúde provocadas pela Covid-19.
No texto, José Octávio cita trechos da trajetória de Otinaldo, desde sua saída do município de Surubim-PE, sua terra natal, até chegar e brilhar na Paraíba como advogado, procurador do Estado e jornalista, sua atuação mais marcante, que marcou época, sobretudo, na radiofonia do Estado.
Leia na íntegra:
“Nascido na cidade de Surubim, do vizinho Estado de Pernambuco, Otinaldo Lourenço desde tenra idade migrou para a Paraíba a que deu o melhor de si, como desportista, jornalista, militante político, advogado e Procurador.
Se como estudante dos Pio X e Liceu evoluiu para o bacharelato da UFPB, de onde saltou para a Procuradoria da Junta Comercial, foi como radialista que mais se distinguiu.
Diretor Artístico e Diretor Geral das emissoras Tabajara e Arapuan, na fase áurea destas, entre 1950 e 70, destacou-se como principal renovador da radiofonia paraibana.
Partidário do tripé Musica-Esporte-Informação das emissoras Voz da América e Jornal do Brasil, concebeu rádio moderno e dinâmico, ainda hoje lembrado pelos que escutaram programas como “Antena Política”, “Jornal Sensacional”, “Clube dos Amigos da Noite” e “Mandando Brasa”. Tal lhe valeu condição de Secretário de Comunicação Social do Governo do Estado.
De formação liberal, tornou-se figura humana que ofereceu apoio aos que lutaram contra o arbítrio dos chamados ano de chumbo. Antes ele torna-se advogado, militou na televisão, com passagem pelo “Bom dia Paraíba”, da TV Cabo Branco.
Casado com a Sra. Ione Lacete, com quem teve dois filhos, Stéphanie e Lourenço Segundo, além de dois netos, Otinaldo será sempre evocado pelos irmãos e amigos dos quais, neste momento, nos tornamos intérpretes”.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.