Política
Hervázio não ‘força’ nome do PSB, sinaliza preferência por Cícero e alfineta oposição: “Torce, reza e faz promessa por racha”
07/05/2025

Deputado estadual Hervázio Bezerra
Anderson Costa
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) defendeu que pesquisas de opinião realizadas junto ao eleitorado pessoense sejam levadas em conta para a definição do candidato governista em 2026. Durante entrevista concedida à reportagem do Portal WSCOM, na tarde desta quarta-feira (7), o parlamentar afirmou que apesar de manter posição contrária à divulgação dos resultados de pesquisas durante período eleitoral, por acreditar que os números expostos impactam o interesse popular em determinadas candidaturas, afetando o processo democrático, Hervázio indicou que entende que internamente pesquisas devem ser avaliadas para que se defina o melhor npome para uma disputa.
Hervázio reafirmou sua crença na capacidade do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), de ser o melhor representante do grupo governista para o próximo ano. Apesar de garantir que não possui nenhuma restrição à possibilidade de apoiar o nome de algum dos outros pré-candidatos que já se apresentaram no grupo, como o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos) e o vice-governador do estado, Lucas Ribeiro (PP), o deputado destacou que a cada um cabe o direito de ter preferências e crenças pessoais e ele hoje enxerga em Cícero que o capacitam para esta disputa.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Preferência por Cícero
“Tendo respeito aos demais companheiros, sem dúvida o pré-candidato que tem mais experiência e mais vivência é Cícero. Um cara que já foi governador, foi senador, foi ministro da Integração Nacional e ocupa o comando da Prefeitura de João Pessoa pela quarta vez. Óbvio que pelos cargos que ocupou ele é o candidato mais conhecido na Paraíba”, afirmou Hervázio ao explicar as razões que o levam a defender o nome do gestor da Capital.
O parlamentar também destacou o bom retrospecto que o prefeito vem tendo nas pesquisas de intenção de voto recentemente realizadas que lhe colocam como o nome melhor avaliado pelo eleitorado em comparação a outros nomes da base governista e também quando comparado com opositores.
“Pelo preparo, pela competência e pelo momento que Cícero passa como prefeito da Capital, eu já externei publicamente a minha preferência pelo seu nome, muito embora reforce que se o grupo decidir que o candidato será qualquer um dos companheiros irei para as ruas com o mesmo entusiasmo e com a mesma determinação de eleger mais uma vez o nosso candidato” definiu.
Pesquisas devem definir
Segundo o parlamentar, não se pode desconsiderar o resultado das pesquisas quantitativas e qualitativas ao medir o potencial de cada candidato de vencer o pleito futuro. Segundo Hervázio por meio das pesquisas é possível se estabelecer o mais democrático dos critérios para que a base governista possa definir um nome dentre as opções apresentadas sem que o grupo de rompa e garantindo a satisfação de todos com a escolha feita.
“Eu tenho a minha preferência, mas eu não tenho ideia fixa. Se amanhã nós formos convencidos de que temos uma opção de candidato com maior potencial do que Cícero, o conhecendo como o conheço, não tenho dúvida de que ele será o primeiro recuar dessa pretensão. Agora temos que usar esse critério, se Adriano estiver melhor nas pesquisas, eu particularmente vou defender o nome de Adriano, Lucas da mesma forma”, definiu o socialista.
Potencial de Hugo Motta
Segundo Hervázio Hugo é o membro da base governista que goza do maior potencial de enfraquecer a oposição para a disputa eleitoral. Apesar das demonstrações de Hugo de que pretende seguir no Congresso, o deputado estadual avaliou que republicano tem tempo para reavaliar sua decisão. Para o socialista, caso Motta se apresente para a disputa, é até mesmo possível que a oposição não apresente candidatura ao governo estadual diante das chances mínimas de vitória nas urnas.
“A oposição hoje torce, reza e faz promessa para que haja um racha na base do governo, para se for o caso até votarem num dos pretensos candidatos que venha a romper, coisa que não acredito e minha luta será pela unidade”, definiu Hervázio.
PSB
O deputado estadual demonstrou sua discordância de alguns de seus correligionários que defendem que o PSB apresente pré-candidatura ao governo estadual para as eleições de 2026 e discutem que o partido pode pleitear mais do que a candidatura do governador João Azevêdo (PSB) na futura chapa majoritária que será formada. Segundo Hervázio, o partido se preparou para ter o gestor estadual como candidato ao senado e não criou um movimento enquanto partido para capacitar que um de seus filiados disputasse o governo em 2026.
Em contrapartida, ao fim do ciclo atual e ao momento vivido atualmente na base governista e o presenciado entre os anos de 2017 e 2018, Bezerra indicou que no passado houve toda uma preparação da parte do ex-governador Ricardo Coutinho para construir a imagem de João como uma figura de continuidade da gestão, que não se fez agora. “Eu acho que o partido trabalhou para que João seja elevado à condição de governador”, concluiu.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.