Economia & Negócios

Heron Cid, presidente da AMIDI, aponta cenários e condicionantes para o mercado da comunicação gerar meios de autossustentação


02/07/2021

Jornalista Heron Cid

Portal WSCOM / Revista NORDESTE



Em entrevista concedida ao jornalista Walter Santos, o colega e multimídia Heron Cid, presidente da Associação de Mídia Digital (AMIDI), fala sobre os novos desafios para o mercado da comunicação, sobre o crescimento de blogs e sites na divulgação de conteúdos no meio digital, entre outros temas relevantes.

A entrevista está disponível na edição de nº 173 da Revista NORDESTE, que chegou as bancas esta semana, e também pode ser lida na íntegra, abaixo. Confira:

OS NOVOS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL

Heron Cid, presidente da AMIDI, aponta cenários e condicionantes para o mercado gerar meios de autossustentação

Por Walter Santos

O multimidia Heron Cid conduz consigo a história de um empreendedor na atual conjuntura digital acumulando ainda a condição de presidente da AMIDI – Associação de Mídia Digital. Nesta entrevista exclusiva, ele analisa os muitos desafios e necessidades do segmento na direção do futuro. Leia a seguir:

Revista NORDESTE – Como vai o mercado digital?

Heron Cid – Todas as mídias passam por um momento de mais dúvidas do que certezas. O meio digital se afirmou na irreversível audiência e consumo de informação. É hoje disparadamente o veículo mais presente no cotidiano agitado das pessoas, porque oferece conteúdo na palma da mão com rapidez e acessibilidade.

NORDESTE- Qual o universo do mercado paraibano e nordestino?

Heron Cid – O mercado paraibano é um case à parte. Do maior aos menores municípios da região, a forte presença de sites e blogs surpreende porque influencia muito e tem público crescente. Existem os portais de grandes veículos e em paralelo os espaços fruto de iniciativa empreendedora de jornalista e comunicadores, que proporciona uma pulverização na geração de emprego e fatia de anúncios.

(Reprodução: Revista NORDESTE)

NORDESTE – Quais os maiores desafios?

Heron Cid – Profissionalização do setor e formatação de critérios técnicos e regras claras, especialmente na publicidade institucional, ainda são desafios para vacinar o mercado da autofagia e expansão desordenada e insustentável. As agências de publicidade na região ainda resistem a inserir a mídia digital na tabela de investimentos de clientes, seja por preconceito, seja por tradicionalismo ou comodidade mesmo. Mas não culpo as agências totalmente e nem as empresas. É o nosso segmento quem precisa se organizar mais e convencer tecnicamente sobre visibilidade e retorno do investimento.

NORDESTE – Na sua opinião, qual o futuro dos veículos tradicionais?

Heron Cid – Essa é uma pergunta de um milhão de dólares. Acho que ninguém tem essa resposta pronta. Estamos em pleno redemoinho de transformações muito rápidas da profissão e do mercado, forçadas pelo advento da Internet e redes sociais. Não dá pra saber aonde vamos, mas podemos ter uma certeza: quem tem conteúdo prevalece independentemente da plataforma e da oscilação das ondas e o jornalismo profissional será sempre imprescindível numa sociedade democrática.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //