Saúde

Hemocentro realiza cinco coletas externas de sangue em janeiro

Em janeiro


06/01/2015

O Hemocentro de João Pessoa vai realizar quatro coletas externas de sangue no Parque Solon de Lucena (Lagoa) e uma na cidade de Serra Branca, no Cariri Paraibano, neste mês de janeiro. De acordo com a programação elaborada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, a primeira coleta externa da Lagoa acontece nesta quarta-feira (7), das 8h às 17h, e as outras estão programadas para os dias 14, 21 e 28. Ainda segundo o calendário, no dia 10 a unidade móvel do Hemocentro vai estar em Serra Branca.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explica que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque e atender a demanda dos hospitais. Ela faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais e façam a sua doação, pois é preciso manter o estoque de sangue regular. Em datas comemorativas, o Hemocentro realiza campanhas para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue, um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas.

Nos meses de dezembro e janeiro, geralmente acontece uma queda no número de doações porque muitas pessoas viajam de férias e não fazem a doação. Essas coletas externas que acontecem mensalmente servem para manter o estoque e atender a demanda dos hospitais que também aumenta nesse período festivo, quando se registra um grande aumento no número de acidentes de trânsito.

“Conclamamos todas as pessoas que por ventura estejam passando por esses locais que façam a sua doação para que possamos manter regular o nosso estoque e assim garantir o atendimento a todos aqueles que precisam do sangue”, destacou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. É composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue

– Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos é necessária a autorização do responsável legal);

– Pesar acima de 50 quilos;

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;

– Estar alimentado, com intervalo de duas horas após o almoço;

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;

– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida ou marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083) 3218-7698.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //