Paraíba

Hemocentro divulga calendário das coletas externas de sangue para o mês de outub

Estoque


02/10/2013

O Hemocentro de João Pessoa inicia nesta quarta-feira (2) as coletas externas de sangue referente ao mês de outubro. De acordo com a programação elaborada pelo Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, a primeira coleta acontece na Central de Aulas da Universidade Federal da Paraíba; no dia 3, a coleta será na Empresa de Louça Sanitária Deca, no Distrito Industrial; no dia 5, no município de Rio Tinto; e dia 9 no Senai, no Distrito Industrial de João Pessoa.

As coletas terão continuidade no dia 16, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa; dia 17, no Hospital Napoleão Laureano; dia 18, no Busto de Tamandaré, na Praia de Tambaú; dia 2, no município de Sapé; dia 23, na Lagoa do Parque Solon de Lucena; dia 24, na construtora Renascença, no Bairro dos Bancários; dia 25, na Faculdade Famene, no Valentina de Figueiredo; dia 29, no Hospital Memorial São Francisco; e, fechando a programação, dia 30, na empresa de construção Renascença, no bairro de Intermares.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, explicou que por questões operacionais houve mudanças em alguns horários das coletas externas, a exemplo das que vão acontecer na Empresa Deca, no Distrito Industrial de João Pessoa, e na Construtora Renascença dos Bancários e Intermares, que serão realizadas no horário das 13h às 17h30, e no Busto de Tamandaré, que será no horário das 19h as 22 h. O restante das coletas será no horário das 8 às 17 h.

A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, disse que o objetivo das coletas externas é reforçar o estoque e atender a demanda dos hospitais. Ela faz um apelo para que as pessoas compareçam aos locais aonde acontecerão as coletas externas e façam a sua doação, pois o Hemocentro precisa manter o seu estoque de sangue regular para atender a demanda. “Em datas comemorativas do ano sempre fazemos campanha para sensibilizar as pessoas sobre a importância do ato de doar sangue. É um gesto humano, solidário e que ajuda a salvar vidas”, destacou Sandra Sobreira.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

Condições para ser doador de sangue

 

– Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)

– Pesar acima de 50 quilos.

– Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas

– Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.

– Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.

– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

– Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.

– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

– Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.

– Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone (083)3218-7698.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.