Paraíba
Helicóptero Acauã realiza seis resgates no Carnaval
19/02/2015

O helicóptero Acauã realizou seis resgates e radiopatrulhamento diário na região metropolitana de João Pessoa e litorais Sul e Norte da Paraíba durante o feriado de Carnaval. O trabalho auxiliou as ações das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros no enfretamento aos crimes contra a vida e o patrimônio na região.
Um dos atendimentos feitos pela aeronave foi o resgate de três banhistas de Campina Grande que estavam ilhados em pedras na praia de Coqueirinho, Conde, no litoral Sul. Todos foram retirados em segurança do local da ocorrência, registrada nesta terça-feira (17). No mesmo dia, o helicóptero atendeu com apoio de equipes do Samu uma ocorrência de queda com suspeita de traumatismo craniano na praia da Acaú, município de Pitimbu, e socorreu uma vítima de disparo de arma de fogo, que em aproximadamente 15 minutos foi encaminhada para o Hospital de Trauma, em João Pessoa.
Em todos os dias houve radiopatrulhamento preventivo, desde a praia de Acaú até Barra de Camaratuba. Acionada pelo Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a aeronave auxiliou no atendimento de uma vítima de capotamento na zona rural de Lucena, no domingo (15). Um dia antes, o Acauã realizou seu primeiro resgate com apoio do Samu, saindo do estádio Almeidão para a cidade de Santa Rita, bairro de Tibiri, a fim de socorrer uma vítima de disparo de arma de fogo, que também foi encaminhada para o Hospital e Trauma em João Pessoa. Logo depois, realizou trabalho preventivo com o Corpo de Bombeiros, incluindo o resgate de banhistas que iniciavam processo de afogamento também na praia de Lucena.
O Acauã – O equipamento multimissão, com prefixo PR – CME pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é dotado de tecnologia digital de gerenciamento dos sistemas embarcados, que facilita o trabalho dos pilotos em pousos e decolagens. Sua autonomia é de três horas e meia de voo, podendo atingir uma velocidade máxima de 130 nós, o equivalente a 280 quilômetros por hora (KM/h).
Quanto ao espaço, a capacidade atende até sete pessoas e ainda equipamento, armamento e suprimento, além de possibilidade de carga externa de até uma tonelada. Para resgate, são transportados, além dos pilotos, a vítima em uma maca, um médico e um paramédico.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.