Automobilismo

Hamilton bate Rosberg e fica com a pole no Canadá


06/06/2015



Pela sexta vez no ano, Lewis Hamilton foi o mais rápido durante um treino de classificação. A pole position desta vez foi para o GP do Canadá, que será realizado neste domingo (07), no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal. O britânico não tomou conhecimento do seu companheiro de equipe e cravou a marca de 1min14s393, quatro décimos mais rápido do que o segundo colocado.

Nico Rosberg bem que tentou dar continuidade a sua boa fase e marcar mais uma pole position, mas acabou cometendo alguns erros durante a sua última tentativa e teve que se contentar com a segunda posição. O tempo marcado pelo alemão foi de 1min14s702.

A terceira posição do grid de largada ficará com o finlandês Kimi Raikkonen. O “Homem de Gelo”, por sinal, calou os que sempre criticavam suas atuações durante as classificações. Seu companheiro de equipe, por outro lado, teve um treino pra ser esquecido, sendo eliminado ainda no Q1.

Os pilotos da Williams tiveram desempenhos bem distintos hoje. Enquanto Valtteri Bottas cravou o quarto tempo, o brasileiro Felipe Massa teve problemas com a potência do motor e, assim como Vettel, foi eliminado no Q1.

O treino

A falta de tempo na pista, devido a chuva que caiu na tarde de sexta-feira e as bandeiras vermelhas no terceiro treino livre em Montreal, dificultaram a vida dos pilotos no treino de classificação. Os poucos dados coletados durante os três treinos no Circuito Gilles Villeneuve não eram suficientemente bons para que os pilotos pudessem ter o melhor acerto para o carro.

A primeira vítima dos problemas foi Jenson Button, que nem chegou a participar do treino, para trocar o seu motor. Além dele, Felipe Massa e Sebastian Vettel também tiveram problemas, mas estes sofreram na pista.

Q1

A primeira parte do treino terminou com resultados surpreendentes. Massa e Vettel, com dificuldades para cravar um bom tempo, foram eliminados logo no Q1. O brasileiro reclamou bastante por ter perdido a potência do motor logo na sua última tentativa, o que resultou em um tempo ruim para ele. Assim, o piloto da Williams marcou apenas o décimo sétimo tempo.

A Ferrari de Vettel também não teve o desempenho que se esperava. Com um novo motor, a expectativa era de que o carro passasse sem dificuldades para o Q2 e posteriormente para o Q3. No entanto, não foi o que aconteceu. O tetracampeão marcou apenas o décimo sexto tempo.

Os outros dois eliminados foram os pilotos da Manor. Roberto Merhi foi o melhor colocado, terminando em décimo oitavo. Já Will Stevens ficou com o último tempo.

Q2

Ao contrário do Q1, a segunda parte do treino classificatório seguiu da forma como era esperada. Quem mais se aproximou de garantir uma vaga na última fase da classificação foi o espanhol Carlos Sainz Jr, da Toro Rosso. Ele marcou o décimo primeiro tempo. Logo atrás dele ficou Max Verstappen, em décimo segundo – ele perderá cinco posições no grid, por conta do acidente causado em Mônaco.

A Sauber de Marcus Ericsson terminou na décima terceira colocação. Desta vez, o sueco largará na frente do seu companheiro de equipe, Felipe Nasr. O brasileiro, por sinal, conseguiu participar normalmente do treino, após a bater o carro pela manhã. Felipe terminou o treino na décima quinta colocação.

Entre os dois carros da Sauber ficará Fernando Alonso, da McLaren. O espanhol cravou o décimo quarto tempo.

Q3

Mais uma vez a disputa pela pole position se resumiu aos pilotos da Mercedes. Hamilton e Rosberg travaram um duelo para saber quem largaria na primeira colocação. E mais uma vez quem se deu melhor foi Lewis. O britânico marcou um bom tempo logo na primeira tentativa e ainda melhorou a sua marca no fim do treino, não dando chances para o seu companheiro, que acabou mesmo com a segunda colocação no grid.

A surpresa acabou ficando por conta do desempenho apresentado por Raikkonen. O finlandês da Ferrari tem encontrado dificuldades durante as classificações, mas hoje garantiu a terceira colocação no grid. Logo atrás dele largará Valtteri Bottas, da Williams.

Com um bom desempenho durante as duas primeiras partes do treino, Romain Grosjean perdeu um pouco terreno no Q3, mas ainda assim garantiu a quinta colocação no grid. Atrás dele partirá a outra Lotus, de Pastor Maldonado, em sexto.

Nico Hulkenberg, da Force India, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo, da Red Bull, e Sergio Pérez, também da Force India, completaram o top 10.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.