menu

Cursos e Eventos

05/03/2013


Guitarrista Zé Filho reúne convidados

Show

 Dono de uma das carreiras mais consolidadas da Paraíba, trilhadas dentro do rock e jazz fusion com forte acento regional, o guitarrista Zé Filho promove nesta quarta-feira (6), às 19h, um show beneficente no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, em prol às vítimas da seca do interior do Estado. O show “Zé Filho e Amigos" vai reunir vários nomes da música instrumental paraibana, antigos parceiros do músico das primeiras formações de banda.

Estarão lá os baixistas Sérgio Gallo e Adriano Ismael, o saxofonista Costinha, os bateristas Gledson Meira, Lula Nicácio e Almir Cesar, os tecladistas Helinho Medeiros, Betinho Muniz e Igo Wendel, o acordeonista Edu Araújo, o cantor e compositor Beto Brito e o VJ Sérgio Melo nas projeções visuais. A entrada custa dois quilos de alimento não perecível ou um garrafão de cinco litros de água.

De 2,5 mil inscritos, Zé Filho está entre os dez guitarristas internacionais mais bem avaliados pelas redes sociais a participar do Crossroads Festival no mês que vem, abrindo o show do seu criador, o ícone Eric Clapton. Se o pernambucano continuar bem cotado nesse passo, será submetido ao crivo de quatro juízes guitarristas de peso na próxima etapa seletiva (Blues Saraceno, Paul Gilbert, Peter Stroud e Audley Freed), dentro dos próximos dias, que decidirão quem abrirá o show do famoso intérprete de “Cocaine”. no Madison Square Garden, em Nova York, próximos dias 12 e 13 de abril.

A propósito, a instituição ajuda na recuperação de dependentes químicos desde 2004. “Ganhar um Festival como este será como acertar a Mega-Sena: um salto monumental na carreira! Ainda mais estando num país em que a música instrumental sempre se acostumou a ocupar espaços alternativos”, reconhece Zé Filho.

Pelo site playcrossroads.com, é possível conferir o perfil do músico com fotos, a playlist, as redes sociais em que está inscrito, ler (e fazer) críticas e votar. Também é possível conferir o que outros virtuosos têm a oferecer.

Zé Filho – Natural de Recife, ele mora em João Pessoa há muitos anos. Começou estudando violão clássico no conservatório de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e no ano de 1984, passou a tocar guitarra, instrumento no qual foi autodidata. Há 15 anos, desenvolveu um trabalho na área da música instrumental atuando como grande incentivador e divulgador desse estilo, representando o Nordeste em todo o país.

Seu trabalho de estreia foi o CD intitulado “Guitar Performance” , lançado em 1997, que obteve grande aceitação da crítica nacional. Em 1999, tocou como músico convidado do grupo Jaguaribe Carne, no Festival de Jazz de Montreux e, em 2001, no Rock In Rio três, com a banda de pop-rock Insight.

Ainda em 2001, lançou seu segundo CD instrumental, intitulado “Q_OUT”. Em 2002, relança o primeiro CD remasterizado, com novo material gráfico e quatro faixas bônus gravadas ao vivo num pocket show em João Pessoa. No ano de 2007, lança seu primeiro DVD em show gravado durante o Festival Música do Mundo, promovido pela Prefeitura de João Pessoa.

Em 2008, lança seu terceiro CD instrumental, intitulado “Evolução”, tendo sido destaque nas publicações nacionais especializadas em guitarra. Em 2011, grava o seu segundo DVD no Teatro do Sesi. .