Política

GSI se pronuncia após novas imagens do 8/1 mostrarem agentes escoltando golpistas

O órgão afirmou que apura condutas de agentes que teriam auxiliado os terroristas do 8 de janeiro. Em uma das imagens é possível ver o chefe do GSI, general Gonçalves Dias, parecendo orientar os extremistas a deixarem o local, mas sem adotar providências para prendê-los


19/04/2023

O ministro do GSI, Gonçalves Dias (Foto: GovBA)

WSCOM com 247

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República divulgou uma nota nesta quarta-feira (19) após a divulgação de imagens, pela CNN Brasil, das invasões terroristas das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no 8 de janeiro.

De acordo com os vídeos, o chefe do órgão, ministro Gonçalves Dias, abriu, junto a um militar não identificado, uma porta para que os bolsonaristas avançassem em direção ao gabinete presidencial.

Ao mesmo tempo, mostram as imagens, alguns agentes do GSI dispersaram os invasores, mas o baixo contingente de pessoal não foi capaz de contê-los.

O órgão afirmou que apura condutas de agentes que teriam auxiliado os terroristas do 8 de janeiro.

Leia abaixo a íntegra do posicionamento do GSI:

“A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o GSI esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos”, informa a nota divulgada pelo órgão nesta quarta.

“Quanto às afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e, se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”, segue o comunicado do GSI.

“Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal”, conclui a nota.

 

 

 

Caminho aberto para terroristas

As imagens de 22 câmeras de segurança do Palácio do Planalto obtidas pela CNN Brasil, e divulgadas na manhã de hoje (19), mostram que a polícia e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) disponibilizaram um contingente pequeno de agentes para conter os extremistas responsáveis pelos atentados terroristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. As imagens mostram, ainda, integrantes do GSI circulando junto aos invasores e integrantes do GSI circulando no Palácio do Planalto em meio à depredação do local.

Os vídeos mostram que às 14h55, os carros de apoio da polícia deslocados para a operação deixaram uma das vias que dá acesso à Praça dos Três Poderes, em Brasília. Pouco depois, policiais equipados com escudos, localizados na via de acesso ao Palácio do Planalto, recuaram diante do avanço dos militantes bolsonaristas e de extrema direita.

“Às 15h01, um primeiro grupo invade com facilidade o estacionamento do Palácio do Planalto. Os invasores pulam uma cerca. Após a invasão, seguranças — na área do estacionamento — formam um cordão de isolamento, mas a vários metros de distância dos invasores, que seguem pelo gramado para a área detrás do palácio. Nesse momento, apenas dois integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) aparecem nas imagens, sem agir”, ressalta a reportagem.

 

www.brasil247.com - (Foto: Reprodução/CNN)

 

Uma outra câmera registra que militares deixaram uma das salas do GSI no térreo e se dirigiram ao subsolo da edificação às 15h19. Eles só retornaram  ao posto inicial às 16h31, mais de uma hora após o início da invasão. Em vários momentos, os registram mostram os extremistas e integrantes do GSI circulando pelas dependências do Palácio do Planalto. Um outro equipamento captou o momento em que agentes do GSI deixam o segundo andar. Poucos minutos depois, o local é invadido e a câmera é quebrada pelos extremistas.

Em uma das imagens, gravadas às 16h29, é possível ver o chefe do GSI, general da reserva Gonçalves Dias, no acesso que dá entrada ao gabinete presidencial. Ele parece orientar os invasores a deixarem o local, mas sem adotar providências para prender os extremistas.

Dias deve comparecer nesta quarta-feira (19) à Câmara dos Deputados para falar sobre os alertas de inteligência produzidos sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. A sessão ocorrerá às 14 horas na Comissão de Segurança Pública da Casa Legislativa, que é dominada por deputados bolsonaristas, como general Pazuello (PL-RJ), delegado Ramagem (PL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //