Paraíba
Grupo Afya amplia estrutura de Medicina no Nordeste com aquisição da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
20/08/2020
Maior grupo de educação médica do país, a Afya Educacional formalizou um contrato de compra e venda de ações da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB). A FCMPB (www.cienciasmedicas.com.br) é vocacionada para a graduação em Medicina, com 157 vagas anuais autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e 850 alunos matriculados. A operação ainda precisa ser aprovada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O Portal WSCOM teve acesso ao ex-diretor Othamar Gama confirmando a negociação.
Esta é a quinta aquisição realizada pela Afya desde a abertura de capital na bolsa americana Nasdaq, em julho de 2019. Há um ano chegou ao grupo a Facimpa, em Marabá, no Pará, cujo campus é integralmente dedicado à Medicina. Em janeiro, foi a vez do Centro Universitário UniRedentor, no estado do Rio de Janeiro, com quatro unidades, diversas graduações, incluindo a Medicina, e mais de mil alunos em pós-graduações em saúde. Em fevereiro deste ano, a Afya anunciou a aquisição da UniSL, com três campi em Rondônia e 182 vagas anuais de Medicina autorizadas pelo MEC – o maior número entre instituições de ensino da Região Norte. E em julho o grupo comprou a PEBMED, startup que produz softwares voltados para a tomada de decisões clínicas.
QUEM É – Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba – FCMPB foi fundada em 2002. O campus principal fica no centro da capital paraibana e a segunda unidade, no município de Cabedelo, foi inaugurada em 2010. Assim como as aquisições anteriores, a avaliação regulatória da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba é um dos pontos altos da instituição: o Índice Geral de Cursos (IGC), o Conceito Institucional (CI) e o Conceito (CC) da Medicina são nota 4, ambos em uma escala de 1 a 5.
Após a aprovação da operação pelo CADE, a Afya passará a 2.023 vagas anuais de Medicina. Para o CEO, Virgílio Gibbon, a ampliação da presença do grupo na Região Nordeste, onde a concentração de médicos é uma das menores do país, reforça o compromisso da Afya com a interiorização da Medicina, proporcionando qualificação profissional para a população, mais prestação de serviços de saúde e novos investimentos para movimentar a economia local.
“A pandemia da Covid-19 tem nos trazido diversos aprendizados e algumas certezas. Uma delas é a necessidade de seguirmos formando e fixando médicos e demais profissionais de saúde em municípios de médio porte, onde a oferta de serviços, mão de obra especializada e rede hospitalar são precárias”, destaca Virgílio Gibbon.
AFYA EM NÚMEROS
Graduação:
Presença em 8 estados: Minas Gerais (5 unidades), Tocantins (3), Piauí (2), Bahia (2), Paraná (1), Pará (1), Rio de Janeiro (1), Rondônia (2)
17 instituições de ensino, sendo 14 com curso de Medicina
7 novas faculdades de Medicina, do Programa Mais Médicos, a serem implantadas: Pará (3), Amazonas (2), Acre (1) e Maranhão (1)
7.956 alunos de Medicina
Cursos preparatórios para residência médica e educação continuada:
10.265 alunos
Especializações médicas:
Presença em 7 capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Teresina e Palmas
4.187 alunos
SOBRE A AFYA EDUCACIONAL
A Afya é o maior grupo de faculdades de Medicina do Brasil em número de vagas (1.866) autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). A empresa nasceu em 2019 da incorporação de outras marcas do segmento de educação médica com o objetivo de ser a grande parceira destes profissionais em toda a sua jornada de formação. A primeira faculdade de medicina do grupo começou a operar há 20 anos, em 1999, no Tocantins, no Norte do país.
Por meio de suas unidades de ensino, a Afya atua desde a graduação – são 30 cursos, com destaque para a Medicina -, passando pelos cursos para provas de residência e outros títulos até especializações médicas.
O grupo aposta em uma abordagem metodológica inovadora, que combina conteúdo integrado, aprendizado interativo e uma experiência adaptativa para alunos de Medicina ao longo de sua formação profissional. Por meio de uma plataforma digital, a Afya oferece aos seus alunos acesso a materiais didáticos, incluindo tutoriais em vídeo, podcasts, materiais de leitura e questões práticas.
Primeira empresa de educação médica do mundo a abrir capital na Nasdaq, em julho de 2019, a Afya escolheu a bolsa americana pelo alinhamento daquele mercado e das outras empresas lá listadas com o trinômio educação & saúde & tecnologia.
Mais informações em https://www.afya.com.br/ e https://ir.afya.com.br/
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.