Música

Grupo Os Fulano lança 1º EP nesta quarta em João Pessoa

"Forrobodó"


02/06/2015



O grupo Os Fulano lança seu 1º EP nesta quarta-feira (03), na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. A festa deve começar às 20h e terá a participação de Os Gonzagas, Gennaro, Alexandre Pé de Serra e Forró Caçua. A entrada custa R$ 15,00. 

Os Fulano gravaram o primeiro EP "Forrobodó Parahyba" no verão de 2015, no Estúdio Mutuca, em João Pessoa. Todas as cinco músicas são inéditas, sendo uma da consagrada dupla de compositores Antonio Barros e Cecéu – autores de “Homem com H” que é grande sucesso na voz de Ney Matogrosso – e as outras quatro autorais. Os 3 do Nordeste, que estão completando 45 anos de trabalho, têm uma participação especial. Entre os músicos que participam do trabalho está o ex-sanfoneiro do Trio Nordestino, o reconhecido Gennaro.

Partindo do conceito de "Forrobodó" como um grande festejo, Os Fulano buscam fazer esta festa essencialmente nordestina com o ouvinte, tocando xote, baião e forró. O álbum, entretanto, não se resume às excelentes músicas. Ele traz consigo a tradicional poesia paraibana. Enfim, o EP possui uma estética toda voltada à celebração.

A primeira faixa “Vou sair por Ai” é um grande presente desta dupla sensacional de compositores, Antonio Barros e Cecéu. Para esta música foi pensado um arranjo com elementos do samba matuto. A idéia foi trazê-la para uma linguagem mais malandra, um forró de gafieira, bem sambeado. Percebe-se claramente o Reco-reco com bastante evidencia.

“Florear” é um xote mais tradicional, na velocidade geralmente tocada na Paraíba. Tem uma poética mais surreal, mas ainda assim bem nordestina. A opção pela introdução com flauta buscou torná-la mais doce e harmoniosa aos ouvidos do público.

Com conteúdo mais político e diferente das outras faixas, Liberdade e Valentia é um baião tradicional, com arranjos de flauta inspirados na obra de Luiz Gonzaga e na época de ouro do Forró. Retrata o “cangaço” a partir de uma outra perspectiva, mais atual, de quem luta exaustivamente e com todas as armas para ter o pão nosso de cada dia em sua mesa.

“Onde Esteja” é um xote “mais para trás”, mais lento, com harmonias mais rebuscadas. Uma música romântica para agradar os apaixonados que celebram o Amor e a Alegria de dançar a dois, bem juntinho.

Com a feliz participação dos queridos Os 3 do Nordeste, a última faixa “Do Jeito que o Forró Gosta” é um forró mais tradicional que destaca o pandeiro e o balanço, deixando a música mais suingada. Retrata as cenas e os elementos tradicionais de um baile de forró na Paraíba que persistem desde antigamente até o presente momento.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //