Educação

Grupo de pesquisa analisa próteses mamárias na 13ª edição da FETECh


31/10/2015

Grupo de pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) apresenta, na edição atual da Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETECh), resultados referentes à análises de próteses mamárias.

De acordo com o grupo, a motivação da pesquisa surgiu depois que ocorreu um escândalo envolvendo a qualidade de próteses de silicone na Europa, no ano de 2012, onde foi vista a necessidade de um controle maior sobre o material utilizado nesses implantes.

A partir disso, com determinação da Anvisa, no mês de Abril de 2013, o grupo Certbio começou a realizar testes de citotoxicidade celular, onde a partir de amostras é detectado se o material utilizado na fabricação da prótese ameaça e mata células. Com isso, é possível evitar a rejeição do corpo à prótese, garantindo segurança à população que fará uso do implante.

O grupo de pesquisa coordenado pelo Professor Marcos Vinícius Lia Fook, recebeu, em Junho deste ano, a portaria do INMETRO ISO/IEC 17025 e a partir disso podem emitir relatórios com o selo do mesmo.

O Certbio, da Universidade Federal da Paraíba (UFCG) é o único laboratório que atua no desenvolvimento e avaliação de biomateriais, nas região Norte, Centro-oeste e Nordeste.

A FETECh vai até o próximo sábado (31) das 14 às 19 horas, na Central de Aulas da UEPB.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.