Economia

Governo prevê impacto ‘pouco significativo’ da tarifa dos EUA no PIB de 2025

Mesmo com tarifa de 50% imposta pelos EUA, Boletim Macrofiscal aponta que o impacto sobre o PIB brasileiro deve ser pequeno em 2025.


11/07/2025

(Foto: Reprodução)

Anna Barros



Mesmo após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar a tarifa de 50% para as exportações brasileria, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional não deve ser tão impactado pela medida. Essa é a previsão que aparece no Boletim Macrofiscal, divulgado pela Secretaria de Polítca Econômica, nesta sexta-feira (11).

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

O Ministério da Fazenda projeta um crescimento da economia brasileria em 2,5%, e o Boletim aponta que 18% do PIB nacional é referente às exportações. Desse total, cercad e 12% vão para os Estados Unidos.

Como a maioria das exportações para o país norte-americano se referem, majoritariamente, a produtos básicos como carne bovina, café, ferro, celulose, aço e suco de laranja, acredita-se que o redirecionamento dessas mercadorias para outros países se configura como uma manobra tranquila.

Por outro lado, a relação comercial entre as nações também envolve a exportação de produtos manufaturados – como máquinas do setor energético e manufaturados –, o que dificulta a mesma transição.

“Considerando esse panorama, o impacto das tarifas tende a ser pouco significativo no crescimento de 2025, embora alguns setores da indústria de transformação possam ser especialmente prejudicados”, diz o documento.

“A carta que comunicou a elevação da tarifa justifica a decisão por razões apenas políticas, gerando grande insegurança. O impacto da medida deve ser concentrado em alguns setores específicos, influenciando pouco a estimativa de crescimento em 2025”, continua o Boletim.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.