Política

Governo inaugura Centro de Comando e Controle em JP; comandante fala em monitorar 223 municípios da Paraíba com câmeras


04/08/2023

Redação/Portal WSCOM



O Governo do Estado entregou nesta sexta-feira (4), véspera do aniversário de 438 anos de João Pessoa, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O prédio está localizado no bairro do Jardim Cidade Universitária e é o segundo desse estilo na Paraíba. O outro se concentra na cidade de Patos.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sérgio Fonseca de Souza, as forças de segurança da Paraíba já trabalham de forma integrada, no entanto, com o novo centro, será possível fornecer uma resposta mais rápida a sociedade, a exemplo do que vem acontecendo em Campina Grande após a inauguração do equipamento no município.

“As forças de segurança da Paraíba já agem de forma integrada, mas esse centro integrado traz a possibilidade de você agregar não só as forças estaduais, mas as forças municipais, tem a possibilidade de integrar câmeras que algumas prefeituras já têm instaladas. O centro traz essa eficiência e essa pergunta-resposta. Eu particularmente acompanhei o São João em Campina Grande diretamente lá do Centro, onde  você tem a oportunidade de ver o que estava acontecendo não só lá no Parque do Povo, mas também em toda a cidade. Muitos crimes lá em Campina Grande já foram solucionados exatamente com a tecnologia que vem acoplada a esse Centro Integrativo”, destacou.

Ainda de acordo com o Cel. Sérgio Fonseca, o governo pretende realizar a integração das forças de segurança nos 223 municípios do estado. Ele destacou ainda que para a eficácia do sistema é necessário, além de um quantitativo de câmeras razoável, é a utilização de um sistema com tecnologia de inteligência artificial, responsável pelo monitoramento eletrônico e verificação de informações nos bancos de dados.

“A intenção do Governo do Estado é integrar os 223 municípios da Paraíba. Esse primeiro número de 600 câmeras, pode ser aumentado logicamente. É importante dizer que a parte mais cara desse sistema é exatamente o Centro Integrado de Comando e Controle. Nesse centro aqui tem uma tecnologia de inteligência artificial tanto para banco dados de registro de pessoas, para mandados de prisão, placas de veículo, ou seja, o céu é o limite no número de câmeras, o importante é o equipamento”, ressaltou.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.