Paraíba

Governo Federal poderá enviar retroescavadeiras para 177 cidades paraibanas

Paraíba

04/06/2013


 O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, garantiu para a Paraíba o envio de retroescavadeiras para 177 municípios paraibanos. A solicitação foi feita pelo senador Vital do Rêgo (PMDB). Anteriormente o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) tinha viabilizado a envio de 42 retroescavadeiras para a Paraíba.

O senador garantiu que o seu Gabinete em Brasília está atento e acompanhando todo o processo de lançamento dos editais para assim, comunicar aos prefeitos do benefício e articular recursos vias suas emendas. A orientação do senador é que a assessoria técnica do seu gabinete continue fornecendo as informações e orientações aos prefeitos, para garantir o cumprimento de todas as exigências legais necessárias, desde a apresentação de projetos até a assinatura de convênios e a concretização das verbas. Esta classificação foi publicada no Diário Oficial da União, na Portaria n.º 43 do Ministério do Desenvolvimento Agrário, na data de hoje, 03 de junho de 2013.

Na visão do senador, o fortalecimento da agricultura familiar passa pela viabilização de logística para escoamento adequado da produção. “Nós estamos participando de programas junto ao governo federal habilitando os municípios em processos seletivos. E esta é a primeira fase de que um projeto que trará benefícios para o campo” afirmou.

Segundo Vital, os programas como o que destina máquinas agrícolas contribuem para mudar a face de um Brasil Agropecuário que mantém as riquezas nacionais na Balança Comercial. “É bom saber que programas como esse mudam o olhar esquecido do Brasil Rural que mantém o país crescendo”, observou.

Vital destacou as multifunções que uma máquina retroescavadeiras tem nos pequenos municípios, sendo utilizada para fazer barreiro, limpar estrada, e abrir novos caminhos favorecendo a melhoria de estradas vicinais. Segundo o senador, o Brasil Rural precisa que as prefeituras estejam cada vez mais equipadas para que, a perversa migração do homem do campo seja invertida.

Conhecedor da realidade das pequenas prefeituras, Vital disse que hoje os gestores enfrentam sérios problemas com a falta de recursos e, portanto, não tinham cerca de R$ 180 mil para comprar maquina retroescavadeira. “Eu fui procurado por vários prefeitos afirmando que não tinham condições de comprar uma máquina desse porte. Muitos são obrigados a alugar as máquinas”, contou.

O município selecionado será convocado oportunamente pelo MDA para as atividades de treinamento e de recebimento dos bens. Aqueles que não comparecerem aos atos de entrega perderão o direito ao recebimento do bem.

Caso não tenha o interesse em receber o equipamento, o município deve enviar ofício ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, registrando sua posição, até 10 de junho de 2013.

Lista dos Municípios selecionados:

Água Branca, Aguiar, Alagoa Grande, Alagoinha, Alcantil, Algodão de Jandaíra, Alhandra, São João do Rio do Peixe, Amparo, Aparecida, Araçagi, Araruna, Areia, Areia de Baraúnas, Aroeiras, Assunção, Bananeiras, Barra de Santana, Barra de Santa Rosa, Barra de São Miguel, Belém, Belém do Brejo do Cruz, Bernardino Batista, Boa Ventura, Boa Vista, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonito de Santa Fé, Boqueirão, Igaracy, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Caaporã, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Cacimba de Areia, Caiçara, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Camalaú, Campina Grande, Caraúbas, Carrapateira, Catingueira, Catolé do Rocha, Caturité, Conceição, Condado, Conde, Coremas, Cruz do Espírito Santo, Cubati, Cuitegi, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Curral Velho, Damião, Vista Serrana, Diamante, Dona Inês, Duas Estradas, Emas, Fagundes, Frei Martinho, Gado Bravo, Guarabira, Gurinhém, Gurjão, Ibiara, Imaculada, Ingá, Itabaiana, Itaporanga, Itatuba, Jericó, Juarez Távora, Juazeirinho, Junco do Seridó, Juripiranga, Juru, Lagoa, Lagoa de Dentro, Lagoa Seca, Lastro, Logradouro, Malta, Mamanguape, Manaíra, Marcação, Marizópolis, Mataraca, Matinhas, Mato Grosso, Maturéia, Mogeiro, Montadas, Monte Horebe, Mulungu, Natuba, Nazarezinho, Nova Floresta, Nova Olinda, Nova Palmeira, Olho d’Água, Olivedos, Ouro Velho, Passagem, Patos, Paulista, Pedra Branca, Pedra Lavrada, Piancó, Picuí, Pilar, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Pocinhos, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Pombal, Princesa Isabel, Puxinanã, Quixabá, Riachão, Riachão do Bacamarte. Riacho de Santo Antônio, Riacho dos Cavalos, Salgadinho, Salgado de São Félix, Santa Cecília, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Joca Claudino, Santa Teresinha, Santo André, São Bento, São Bentinho, São Domingos do Cariri, São Domingos, São Francisco, São João do Cariri, São João do Tigre, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana, São José de Espinharas, São José de Piranhas, São José de Princesa, São José do Bonfim, São José do Brejo do Cruz, São José do Sabugi, São Mamede, São Sebastião do Umbuzeiro, Seridó, Serra Branca, Serra da Raiz, Serra Grande, Serra Redonda, Serraria, Sertãozinho, Solânea, Soledade, Sossêgo, Sousa, Ta c i m a, Ta p e r o á, Ta v a r e s, Te n ó r i o, Tr i u n f o, Uiraúna, Umbuzeiro e Várzea, Vi e i r ó p o l i s.

Banner Portugal

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.