Paraíba

Governo do Estado prepara ‘faxinaço’ contra o Aedes neste fim de semana em JP

NESTE FIM DE SEMANA


19/05/2016

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza neste sábado (21) e domingo (22) um faxinaço em bairros de João Pessoa. Participam da ação representantes da SES (Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, Gerência Operacional de Vigilância Ambiental e 1ª Gerência Regional de Saúde), técnicos das Salas de Situação Estadual e Nacional, representantes de órgãos públicos municipais, profissionais de saúde, professores, líderes comunitários, além da equipe do Ministério da Saúde.

“O objetivo é dar continuidade às ações de eliminação dos possíveis criadouros do Aedes aegypti. Além disso, queremos conscientizar a população sobre a importância do engajamento nas atividades para que, juntos, possamos enfrentar e combater de vez a ação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya”, afirmou a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.

No sábado (21), o faxinaço acontecerá nas comunidades de Gramame Sul, começando às 9h30, e Rangel, às 14h30. Já no domingo, as atividades serão no Renascer, iniciando às 9h30.

“A Secretaria de Saúde distribuiu 350 kits de trabalho (camisetas, bonés, bolsas, repelentes) para dar suporte aos agentes de endemias que vão trabalhar diretamente na ação do faxinaço. Esses agentes passarão em grupos, casa a casa, juntamente com outros profissionais, repassando panfletos educativos e orientações gerais sobre como prevenir o surgimento de criadouros do mosquito e como eliminar os já existentes”, explicou Renata.

A SES reforça o alerta para que a população aumente a vigilância. A melhor forma de se evitar os focos do Aedes aegypti é combatendo o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

“Os índices amostrais de todos os municípios paraibanos demonstram que a presença de focos do mosquito em lixo tem crescido consideravelmente. Reforçamos a todos a importância do cuidado com os depósitos de lixo e que a limpeza das casas e das ruas é fundamental para que novos criadouros não apareçam”, alertou o gerente operacional de Vigilância Ambiental, Geraldo Moreira.

Visitas – Várias atividades envolvendo a intensificação do combate ao Aedes estão programadas em todo o Estado. Além das ações com resultados a médio e longo prazo, a Paraíba promove eventos pontuais. Para este mês, a Sala de Situação Estadual recebe nesta sexta-feira (20) a equipe da Sala de Situação Nacional, quando serão pontuadas estratégias e atividades desenvolvidas pelo Estado.

Também nesta sexta-feira (20), a Sala de Situação Estadual vai participar de mais uma plenária do Orçamento Democrático (OD) Estadual, desta vez no município de Cuité. Outras plenárias já estão programadas: sábado (21) em Campina Grande, no dia 27 em Guarabira e dia 28 em João Pessoa.

“Nossa participação nas reuniões do OD é de extrema importância porque a população participa ativamente. Através destas plenárias, a equipe da Sala Estadual pode passar de forma clara as ações do Estado no combate ao Aedes, a situação epidemiológica das doenças, além de receber sugestões da população para novas atividades”, destacou Renata Nóbrega.

Olimpíadas – A passagem da tocha olímpica por sete municípios paraibanos também foi analisada. No dia 2 de junho, a tocha passará por Pedras de Fogo, Itabaiana e Campina Grande. Já no dia 3, ela estará em Guarabira, Sapé e João Pessoa. Segue no dia 4 de junho em Mamanguape. A SES já disponibilizou protetor solar e repelentes para dar suporte às pessoas envolvidas diretamente nas atividades.

“Durante a passagem da tocha olímpica serão organizadas ações de combate ao mosquito, aproveitando a grande quantidade de pessoas que participarão do evento esportivo. A SES dará todo o suporte necessário aos municípios para o reforço das atividades. A Sala de Situação Estadual propôs aos sete municípios que seja feito um “faxinaço” para o combate aos possíveis focos. Se necessário, faremos a liberação de carros fumacê e o uso da bomba costal”, informou Renata.

O faxinaço será realizado no dia 25 de maio em Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, Sapé e João Pessoa. Já no dia 30 deste mês, o faxinaço acontece em Mamanguape.

Ações – Os ciclos de visitas são planejados, ininterruptamente, de forma que a totalidade dos imóveis seja inspecionada de acordo com o seguinte cronograma:

1º ciclo – Concluído em 29 de fevereiro.
2º ciclo – Concluído em 31 de março.
3º ciclo – Concluído em 30 de abril.
4º ciclo – Conclusão até 30 de junho.

Aedes na Mira – As denúncias podem ser registradas na Sala de Situação por meio do Aedes na Mira, aplicativo desenvolvido por intermédio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), para celulares e outros dispositivos móveis.

Além do Aedes na Mira, as denúncias podem ser feitas pela Central Telefônica (083 3218-7455 ou 0800 083 1341) e via WhatsApp (083 98822-8080). Para facilitar o processo, as pessoas podem encaminhar fotos para que a equipe da SES analise a demanda e as providências sejam tomadas rapidamente. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //