Saúde

Governo do Estado lembra Dia Nacional de Combate ao Fumo com ações de saúde


28/08/2014

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove, nesta sexta-feira (29), uma série de atividades para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Com o tema “Tabagismo passivo em ambiente familiar”, as ações serão realizadas das 8h às 17h, no Cais de Jaguaribe e no Conselho Regional de Medicina (CRM), ambos em João Pessoa.

De acordo com a programação, a partir das 8h, no Cais de Jaguaribe, haverá verificação de pressão arterial; teste de monoximetria (mede a concentração de monóxido de carbono nos pulmões); teste de Espirometria (mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira); teste de Fagerstrom (auxilia a estimar o grau de dependência da nicotina); apoio psicológico; orientação nutricional; saúde bucal; orientação e informação do tratamento do tabagismo; alongamento e orientações sobre atividade física, além de exposição de peças anatômicas (pulmões) e distribuição de material educativo.

A partir das 14h, no auditório do CRM, serão realizadas palestras com o objetivo de destacar a importância da prevenção e do controle do tabagismo e seus fator de risco, bem como divulgar o Programa Nacional de Controle do Tabagismo para tratamento na Rede SUS. O público será formado por profissionais da saúde e educação e estudantes universitários da área da saúde e ainda profissionais que trabalham com o PSE (Programa Saúde na Escola).

Os temas das palestras serão “Programa Nacional de Controle do Tabagismo na Rede SUS”, ministrada pela coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da SES, Gerlane Carvalho; “Morbimortalidade por doenças tabaco relacionadas e tratamento do tabagismo: abordagem cognitivo – comportamental e tratamento medicamentoso”, com o pneumologista Sebastião Costa, e experiência exitosa do tratamento do tabagismo no Cais de Jaguaribe, com a enfermeira Luciana Martins.

Dados – O tabagismo é um dos fatores de risco mais fortes para o aparecimento de câncer na população paraibana – a segunda causa de morte. De acordo com dados da SES, de janeiro a julho deste ano foram registradas 334 mortes em todo Estado. No mesmo período do ano passado, foram 490.

Ainda nos primeiros sete meses de 2014, foram registradas, na Paraíba, 225 mortes por câncer de pulmão; 50 de laringe e 16 de boca.

A estimativa de Fumantes pelo Pacto pela Saúde, do Ministério da Saúde (MS), é de 11,5% da população. Levando em consideração esta estimativa, para a população da Paraíba, que é de 3.914.418 habitantes, são 450.158 fumantes. Já em João Pessoa, com uma população de 769.604 habitantes, são cerca de 88.504 fumantes.

O tratamento para parar de fumar é totalmente gratuito pelo SUS e nem todos os fumantes precisam fazer uso de medicamentos para acabar com o vício. “Alguns param de fumar só com acompanhamento psicológico. Depende do grau de dependência da nicotina, que é avaliado pelo médico. Os pacientes que têm um grau de dependência maior precisam da medicação”, esclarece a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Gerlane Carvalho.

Os hospitais de referência no Estado no combate aos tipos de câncer relacionados ao uso do tabaco – pulmão, esôfago e laringe – são o Napoleão Laureano, Oncoclínica e Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, e Hospital da Fundação Assistencial da Paraíba (Fap) e Hospital Universitário Alcides Carneiro (Huac), em Campina Grande.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //