Paraíba

Governo do Estado entrega condomínio residencial fechado exclusivamente para ido

Obras na Capital


06/06/2014

O programa Cidade Madura é o primeiro a construir condomínio residencial fechado exclusivo para idosos. Nesta terça-feira (10), o Governo do Estado entregará a obra, realizada pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH). A inauguração ocorrerá às 10h, no bairro do Cidade Verde, em João Pessoa, que recebe a primeira unidade do projeto inédito no país.

São 40 unidades habitacionais (com área de 54m² cada) totalmente adaptadas às necessidades das pessoas idosas. O local ainda possui guarita de vigilância, uma praça, pista de caminhada, redário, sala de atendimento médico, centro de vivência e uma horta comunitária. A área é toda urbanizada dentro das normas de acessibilidade. Em João Pessoa, o projeto representa um investimento de R$ 3,6 milhões.

Os moradores foram escolhidos após um completo estudo social. No Residencial Cidade Madura só será admitida a permanência de moradores idosos e estes não podem modificar, emprestar, locar ou ceder os imóveis. Eles podem morar sozinhos ou com seus cônjuges e pagarão apenas as despesas referentes à utilização do imóvel, que é de propriedade do Estado. A concessão só será reincidida caso o idoso manifeste interesse ou quando há perda de autonomia ou falecimento, sendo o imóvel cedido para outro idoso.

Para ter direito a participar do programa, é preciso residir preferencialmente na cidade há pelo menos dois anos, ter 60 anos ou mais e possuir renda de até cinco salários mínimos. Também é necessário que a pessoa tenha possibilidade de locomoção e lucidez compatível com as atividades da vida diária.

Com a entrega da primeira unidade em João Pessoa, a Cehap avança com as obras do segundo residencial do programa, que está sendo construído em Campina Grande e ainda há projetos para construção de unidades em Sousa e Cajazeiras.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //