menu

Paraíba

05/05/2019


Governo do Estado divulga marca alusiva aos 100 anos de Jackson do Pandeiro

Com produção executiva da Secretaria de Comunicação do Estado, composição gráfica da Antares Comunicação e ilustração do renomado artista plástico e xilogravador Jô Oliveira, foi definida pela Comissão Organizadora do Centenário de Jackson do Pandeiro (COM100), a marca oficial que constará nas peças e ações promovidas pelo Governo do Estado da Paraíba e seus parceiros, como parte das homenagens dirigidas ao Rei do Ritmo, alusivas aos 100 anos de seu nascimento, celebrado este ano.

Reunindo pandeiro, cores vivas e traços de xilogravura na reprodução do rosto do artista, a marca – que também servirá de referência para os monumentos que serão instalados em João Pessoa, Campina Grande e Alagoa Grande – unificou a linguagem direta da publicidade com o toque forte e lúdico da xilogravura (remetendo à linguagem do cordel) e se apresentou como uma peça moderna, de forte apelo comunicacional, mesmo adornando um fato histórico. “Maravilha! Muito boa, mesmo”, reagiu o percussionista José Gomes, sobrinho e representante legal da família de Jackson, ao tomar conhecimento da peça.

Jackson nasceu em 31 de agosto de 1919, em Alagoa Grande. Influenciado pela mãe, Flora Mourão, cantadora de coco, ele deu início a sua carreira. Passou por Campina Grande, João Pessoa e Recife, mas só chegou ao resto do Brasil – e, porque não?, do mundo – quando convidou a “cumade” Sebastiana pra cantar e xaxar na Paraíba, em 1953. Desde então, o Nordeste ganhou mais um soberano: Jackson do Pandeiro, o Rei do Ritmo.

A criação da marca foi uma atribuição da COM100, instituída pelo Governo do Estado para coordenar as ações institucionais referentes aos 100 anos de Jackson do Pandeiro. Em breve, a comissão divulgará o calendário completo das atividades relacionadas às celebrações, que têm início com o Festival de Música da Paraíba, promovido pela Funesc, que homenageia o ilustre ritmista paraibano. A primeira eliminatória será em Alagoa Grande, no próximo dia 18.

Também a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, vem apoiando diversos eventos por todo o Estado, como Alagoa Grande e outros, contando, inclusive, com emenda do Deputado João Bosco Carneiro, que destina o valor de R$500.000,00 para investimento.