Paraíba

Após manifestação de policiais, Governo da Paraíba aponta ‘avanços’ nas Forças de Segurança

Nota oficial destaca medidas como reajuste salarial, promoções, concursos públicos e investimentos em infraestrutura para as Forças de Segurança.


22/01/2025

Redação/Portal WSCOM



O Governo da Paraíba divulgou uma nota nesta quarta-feira (22) em resposta à manifestação realizada por representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal, que reivindicaram melhorias salariais e condições de trabalho. A mobilização ocorreu na Avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, com uma passagem que partiu da orla de Tambaú até a sede da Vice-Governadoria. Um protesto semelhante já havia sido realizado em 8 de janeiro, em frente ao Centro Administrativo do Estado.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Leia mais: Forças de segurança protestam em JP e pedem melhorias trabalhistas

Na nota, a gestão do governador João Azevêdo destacou os ‘avanços’ para as Forças de Segurança durante sua administração, enfatizando os esforços voltados para a valorização profissional e para a modernização da infraestrutura. Entre as medidas mencionadas está a incorporação da bolsa de desempenho ao salário, uma demanda histórica das corporações. A partir deste mês, 20% da bolsa serão adicionados aos vencimentos, além de um reajuste linear de 5%.

A administração estadual também declarou que ‘possibilitou a realização de concursos públicos com 2.800 vagas para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, e o ingresso de novos oficiais. Desde o início da gestão, mais de 15.600 promoções foram concedidas nas Forças de Segurança, incluindo a redução do tempo de ascensão para praças da Polícia Militar de 10 para sete anos, ampliando benefícios até o posto do 1º sargento’.

Outros avanços destacados incluem o ‘aumento no valor da hora de plantão extra, que agora é de até 74,42% em dias normais e pode chegar a 140,70% em datas especiais, e a bonificação pela apreensão de armas de fogo, que alcança até R$ 3.250 por item apreendido’.

Na infraestrutura, o governo ressaltou ‘investimentos em tecnologia, equipamentos e obras como os Centros Integrados de Comando e Controle (CICCs) em João Pessoa, Campina Grande e Patos, além de novas viaturas, munições e fardamentos. A autonomia administrativo-financeira da Polícia Civil e a criação da Polícia Penal, com a implementação do Plano de Cargas, Carreiras e Remuneração (PCCR), também foram lembradas como marcos da gestão’.

Sobre o Corpo de Bombeiros, nota-se a aprovação de uma Lei Orgânica que atualiza os quadros de efetivos e a estrutura organizacional da corporação. O Governo ainda destacou que é o ‘primeiro estado do Brasil a implementar reajustes salariais para todos os servidores já em janeiro’.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.