Política

Governo Bolsonaro tem o menor índice de autuações ambientais na Amazônia dos últimos 20 anos, alerta Frei Anastácio


13/02/2022

Deputado Frei Anastácio

Portal WSCOM

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) alertou que com o desmonte da fiscalização ambiental no Brasil, pelo Governo Bolsonaro, as autuações por infrações ambientais caíram para pouco mais de 1% na Amazônia. “É o menor número de multas dos últimos 20 anos. Além de desmontar e retirar atribuições das equipes, Bolsonaro cortou recursos destinados à fiscalização do IBAMA. Com isso, o caminho da destruição ambiental está livre”, enfatizou o deputado.

Frei Anastácio destacou que dos mais de 115 mil alertas de desmatamento na Amazônia, apenas 1,3% foram multados, um total de 11.061 alertas. “É um resultado óbvio da proteção de Bolsonaro para com os madeireiros, garimpeiros, grileiros e mineradoras ilegais”, disse Frei Anastácio.

O parlamentar lembra ainda que são necessárias medidas mais efetivas e duras de fiscalização, mas o Governo Bolsonaro tem agido na contramão disso. “As autuações por infrações ambientais foram as menores dos últimos 20 anos. Enquanto isso, o desmatamento bate recorde. Uma ação está intimamente ligada a outra”, lamentou.

De acordo com o parlamentar, o Inpe divulgou que a Amazônia sofreu o maior desmatamento dos últimos 15 anos. “Segundo o Inpe, foram desmatados 13.235 km² de julho de 2020 a agosto de 2021. Foi o terceiro recorde de destruição no governo Bolsonaro”, disse. Frei Anastácio lembra ainda que a previsão dos especialistas é que 2022 será um ano de muito mais destruição.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //