Paraíba

Governo avança para desencalhar “Costa do Sol” e empresários reagem

TURISMO


27/09/2016

O Secretário de Turismo e responsável pela coordenação dos trabalhos para desobstruir impedimentos histórico de execução do Projeto Costa do Sol, executivo Ivan Burity, participa nesta terça e quarta-feira de reuniões com diferentes atores do setor do turismo para implementar em breve a mais forte estrutura de incremento ao Turismo de João Pessoa.

A nova fase avalizada pelo governador Ricardo Coutinho projeta a constituição de nova composição societária depois de Medida Provisória enviada à Assembléia Legislativa destituindo a PBTur no trato de equipamentos turisticos passando a responsabilidade para a CINEP – que tem a incumbência de fomento de negócios pela parte do Governo do Estado.

O PROCESSO – Com atraso de 34 anos desde quando constituido no Governo de Tarcisio de Miranda Burity, o Projeto Costa do Sol representa a mais forte estruturação de equipamentos para desenvolver sistematicamente o Turismo de João Pessoa em áreas próximas da praia de Jacarapé, cedidas pelo então chefe do executivo a empresários locais que durante todo o tempo quase fizeram para implementar a proposta.

Durante anos, diversos governos entre eles o do governador Cássio Cunha Lima mexeu na composição estrutural e legal do projeto, entretanto, medida judicial impediu o prosseguimento da implementação.

No Governo Ricardo Coutinho, tendo à frente o executivo Ivan Burity – também ex- presidente da PBTUR em 1983, diversas reuniões e entendimentos foram formulados com mudança juridica do projeto passando à competência da CINEP, várias oportunidades e prazos foram dados aos empresários que, se mantêm sem produzir nenhuma ação efetiva de implementação.

De acordo com informações, passados os prazos o Governo quer construir meios de abrir novo edital para que empresas sejam habilitadas em condições de efetivamente construir equipamentos na área do Projeto Costa do Sol.

Nos ultimos dias, cresce a reação de empresarios constituidos na fase inicial querendo manter os privilégios da estrutura anterior, mas o Governo busca viabilizar a nova fase dentro de perspectivas reais de solução definitiva para o projeto.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //