Política

Governador e parlamentares paraibanos lamentam morte cerebral do ex-deputado Simão Almeida


29/12/2021

Portal WSCOM



O governador João Azevêdo lamentou a notícia da morte encefálica do presidente da Junta Comercial do Estado (JUCEP) e ex-deputado estadual, Simão Almeida,  aos 77 anos, na manhã desta quarta-feira (29), por complicações na saúde provocadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico e pelo contágio da Covid-19.

O ex-deputado estava internado em um hospital de João Pessoa. Ele havia tomado duas doses da vacina contra a Covid-19, mas, mesmo assim, desenvolveu sintomas da doença, pois tinha problemas respiratórios.

Simão Almeida foi eleito em 1990 pelo PCdoB com 4.538 votos. Era natural da cidade de Cabaceiras e sofreu prisão e perseguição durante a ditadura militar instaurada em março de 1964 pela sua atuação contra o regime. Formado em engenharia elétrica, em fins de 1968, mudou-se para o Recife, onde, em fevereiro de 1969, teve a sua casa invadida pela polícia. Passou, então, a viver na clandestinidade, até a promulgação da lei de anistia.

Em nota, João Azevêdo destacou a trajetória política de Simão Almeida, lembrando que, desde jovem, se mostrou um grande defensor da liberdade e legalidade democrática, e seu trabalho no comando da Jucep.

“Como presidente da Jucep, Simão se mostrou um administrador comprometido com um trabalho voltado a prestar um atendimento eficiente ao paraibano, especialmente os empresários. Sua gestão foi marcada pela modernização dos serviços oferecidos ao público da Junta Comercial, com destaque para o ‘Jucep Digital’, lançado recentemente, que facilitou a tramitação dos processos de abertura, alteração e extinção de empresas pela internet, garantindo maior acessibilidade aos serviços prestados pelo órgão”, disse o governador.

E continuou: “Nesse momento de dor, o governador João Azevêdo se solidariza com os familiares e amigos, ao tempo em que expressa gratidão por todos os seus serviços prestados como auxiliar de governo, contribuindo para o desenvolvimento da Paraíba”, concluiu.

Deputados paraibanos lamentam

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo Paraibano, lamentou igualmente a morte do político paraibano.

“Neste momento de dor para toda a família nos solidarizamos com os familiares e amigos de Simão Almeida, um grande político do nosso Estado, que deixa grandes lições e um legado de trabalho e luta pelo povo da Paraíba”, ressaltou Adriano Galdino.

O deputado federal Frei Anastácio também divulgou nota em que manifesta seu pesar pelo falecimento de Simão Almeida.

“A Paraíba perdeu um grande ser humano e um político de história limpa. Fiquei muito abalado com a notícia da morte de Simão”, disse o parlamentar.

Segundo Frei Anastácio, além de intelectual, Simão foi um militante que sempre esteve atento e inserido na luta em defesa da democracia e dos direitos dos Trabalhadores. “Ele foi também um homem que pregou a paz e a conciliação. Meus sentimentos a toda família, amigos, ao PCdoB e a todos  e todas que conviveram com esse ser  humano especial”, afirmou.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //