Paraíba

Giucélia diz que situação do Hotel Globo é critica e teme uma tragédia

Perigo


09/01/2014

O Hotel Globo, localizado no Centro Histórico da capital paraibana, recebeu, na manhã desta quinta-feira (09), uma vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), e, na ocasião, a presidente do Crea, Giucelia Figueiredo, chamou atenção para a situação alarmante pela qual o prédio está passando.

Para Giucélia, é imprescindível que as autoridades se envolvam nesta situação para evitar uma tragédia, pois o Hotel periga cair justamente na barreira que fica em cima da linha de trem, ainda ativa, da cidade. Se o desmoronamento ocorrer enquanto o trem estiver passando pela barreira do Hotel Globo, uma catástrofre poderia ocorrer.

Desse modo, Giucélia chama a atenção das autoridades para que acionem o Ministério Público, mais especificamente a curadoria do Patrimônio Público, assim como membros da defesa civil – em escala municipal e estadual – para montarem um plano conjunto que reverta esta situação.

Desmoronamento

As chuvas caídas durante o mês de janeiro em João Pessoa provocaram também danos ao patrimônio histórico da cidade. Parte de um muro de arrimo dentro da área do Hotel Globo, localizado no Centro Histórico da Capital, desabou naquela época e sofre com novos desmoronamentes desde então. 

Estado nega cessão

A prefeitura de João Pessoa requisitou ao Governo do Estado que cedesse o prédio a Prefeitura para que essa ralizasse a revitalização, mas o Estado negou a cessão. 

O Hotel

O Hotel Globo está localizado na praça de São Frei Pedro Gonçalves, no Centro Histórico de João Pessoa e foi construído em 1929 pelo hoteleiro Henriques Siqueira ("Seu" Marinheiro). Atualmente, o hotel serve de museu, onde apresenta mobílias e peças de Art Déco utilizadas pelos hospedes. Conhecido também por apresentar uma privilegiada vista para o Rio Sanhauá e ao pôr-do-sol de seu jardim.

Em 1978, foi tombado pelo IPHAEP (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba). De arquitetura singular, junto aos traços característicos da primeira metade do século XX em João Pessoa.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.