Paraíba

Gestão ambiental de Areia Vermelha é tema de reunião

paraíba


19/09/2013

A questão da gestão ambiental e turística do Parque Estadual de Areia Vermelha foi tema de uma reunião organizada pela Promotoria do Meio Ambiente de Cabedelo, que contou com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), da Secretaria de Turismo, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o promotor de Justiça Valério Costa Bronzeado, foi discutida a elaboração do plano de manejo e a construção da sede do parque e museu fotográfico-ambiental.

O representante do ICMBio, Fabiano Costa afirmou que todos os esforços para ordenamento do uso turístico de Areia Vermelha devem ser esgotados. “O passo mais importante a ser dado é elaboração do plano de manejo do parque de Areia Vermelha e esta tentativa de um grande esforço coletivo que envolva Ibama, ICMBio, Sudema, os órgãos municipais de Cabedelo, a Marinha, para fazer o ordenamento do uso de Areia Vermelha”, disse.

Já o coordenador dos estudos ambientais da Sudema, Thiago Silva, informou que a Sudema possui planos para a gestão do parque de Areia Vermelha em dois caminhos: a estruturação física e a o fortalecimento da gestão ambiental. “Do ponto de vista da estruturação física, nós estamos trabalhando com a construção de um catamarã e a construção de uma sede fixa, em terra, para servir de ponto de apoio para atividades de gestão, sejam elas, educação ambiental, turísticas e pesquisa, e o anexo móvel flutuante, que é o catamarã permitiria fazer a gestão dentro do mar”, explicou.

“O outro caminho é o plano de manejo, que vai trazer todos os disciplinamentos e as condutas a serem elaboradas dentro da unidade. Estes dois pontos são fundamentais e já estão orçados dentro de um projeto de compensação ambiental, com uma empresa, que está pagando seus passivos ambientais pela construção de uma indústria e a gente espera que no próximo ano tenhamos resultados significativos deste planejamento iniciado”, acrescentou Thiago Silva.

Participaram da audiência as representantes da Setur, Cassandra Visani e Klecia Pereira Luiz, da Secretaria do Meio Ambiente de Cabedelo, Valber Farias, da Sudema, Thiago César Farias da Silva, Karina Massei e Ieure Amaral Rolim, e do Ibama, Ronilson José da Paz.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.